Os jogos de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense Fort 2022 aconteceram no último final de semana. Entre sábado (12) e domingo (13), Figueirense x Hercílio Luz, Marcílio Dias x Camboriú, Avaí x Brusque e Chapecoense x Concórdia se enfrentaram, dando início a disputa pelas vagas nas semifinais da competição.
Continua depois da publicidade
Em campo, o equilíbrio entre as equipes foi evidenciado. Dos quatro jogos, apenas um terminou com um vencedor. Em Florianópolis, no sábado, o Figueirense recebeu o Hercílio Luz e largou em vantagem. O Furacão superou o time do sul do Estado por 1 a 0, com gol do atacante Andrew.
As outras três partidas terminaram empatadas em 1 a 1. No sábado, Marcílio Dias e Camboriú ficaram na igualdade, no jogo disputado em Itajaí. No domingo, Chapecoense e Concórdia, na Arena Condá, e Avaí e Brusque, disputado na Ressacada, em Florianópolis, também ficaram no empate. Os resultados, em tese, beneficiam os visitantes, que jogarão pelo empate na partida da volta.
Confira como foram os jogos de ida das quartas de final:
Continua depois da publicidade
Figueirense 1×0 Hercílio Luz
Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis – Sábado (12), 16h30
No jogo que abriu as quartas de final, Figueirense e Hercílio Luz fizeram um confronto equilibrado, enquanto ambos estavam com 11 jogadores. Logo no início do jogo, aos sete minutos do primeiro tempo, o capitão do Figueira, Andrew, marcou, de cabeça, o único gol do jogo.
Depois do gol do Figueirense, o Hercílio Luz não conseguiu se encontrar na partida e após a expulsão do atacante Tito, aos oito minutos do segundo tempo, o Leão do Sul pouco conseguiu fazer no setor ofensivo. Por outro lado, o time da capital conseguiu boas chances para aumentar o placar, mas o jogo terminou no 1 a 0.
Agora, no segundo jogo, no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão, o Hercílio Luz precisa de uma vitória simples para se classificar, pois teve uma melhor campanha que o Figueirense na primeira fase. Já o time da Capital, se conseguir manter o empate, ou vencer o jogo, garante a vaga na semifinal do Estadual.
Continua depois da publicidade

Jogo de volta
Hercílio Luz x Figueirense – Domingo (20) – 18h30 Aníbal Costa – Tubarão
Marcílio Dias 1 x 1 Camboriú
Gigantão das Avenidas, Itajaí – Sábado (12), 19h
Marcílio Dias e Camboriú fizeram o confronto da melhor defesa contra o segundo melhor ataque da competição. Com apenas seis gols tomados até então, o Cambura foi até Itajaí para enfrentar o Marinheiro e saiu com um bom resultado, o empate.
Como em todo o campeonato, a defesa do Camboriú foi pilar central do time e foi fundamental para o clube abrir o placar no Gigantão das Avenidas. Aos nove minutos da primeira etapa, depois de uma cobrança de escanteio e um desvio no primeiro poste, Cleisson Tetê, que atuou como zagueiro, marcou para o Cambura.
Os donos da casa conseguiram empatar o jogo no fim do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Lucas Barboza fez uma falta dentro da área em Douglas Packer e o árbitro do jogo marcou o pênalti. O atacante do Marcílio Dias, Zé Vitor foi para a bola e marcou o seu nono gol na competição. Com o tento, o camisa 9 do Marinheiro empatou com Alex Sandro, do Brusque, no ranking de artilheiros do Estadual – ambos anotaram 9 gols.
Continua depois da publicidade
No segundo tempo o Marcílio Dias foi o time que teve mais chances no setor ofensivo, mas esbarrou na forte marcação do Camboriú. O 1 a 1 em Itajaí ficou de bom tamanho para o Cambura, que na próxima partida, no Estádio das Nações em Balneário Camboriú, devido a melhor campanha na primeira fase, joga por um novo empate para se classificar à semifinal. Para o Marinheiro, só a vitória interessa.
Jogo de volta
Camboriú x Marcílio Dias – Sábado (19) – 19h – Estádio das Nações – Balneário Camboriú
Chapecoense 1 x 1 Concórdia
Arena Condá, Chapecó – Domingo (13), 16h
Em Chapecó, duas forças do futebol do oeste de Santa Catarina mediram forças. Chapecoense e Concórdia, em jogo bastante movimentado, empataram em 1 a 1 e deixaram em aberto a vaga para a próxima fase.
Mais consistente no campeonato e na partida, o Concórdia foi o primeiro time a abrir o placar. Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, após uma saída errada da Chape, a bola sobrou para Vinícius Moura, que finalizou forte para o gol e abriu o placar na Arena Condá. O gol sofrido pelo Verdão mudou a rotação do time, que a partir disso começou a criar chances no ataque e chegou ao empate aos 25 minutos, também na primeira etapa. Fernando avançou pela esquerda e jogou a bola para a área do Galo do Oeste. O meio-campo Tiago Real dominou de esquerda, fez um belo giro e finalizou de perna direita, sem chance para o goleiro Rafael Pitanga.
Continua depois da publicidade
Apesar das inúmeras chances de ataque de ambos os lados, Chapecoense e Concórdia não conseguiram sair do 1 a 1 e o empate prevaleceu. No próximo fim de semana, no Domingos Lima, o Galo do Oeste precisa de um novo empate para passar à semifinal, já que construiu uma melhor campanha que a Chape na primeira fase. Para o Verdão, apenas uma vitória importa para manter viva a chance do oitavo título do Estadual.
Jogo de volta
Concórdia x Chapecoense – Domingo (20) – 16h – Domingos Lima – Concórdia

Avaí 1 x 1 Brusque
Estádio da Ressacada, Florianópolis – Domingo (13), 18h30
Em partida equilibrada, Avaí e Brusque empataram em 1 a 1 na Ressacada, em Florianópolis. O time do Vale do Itajaí começou melhor e logo no início da partida, aos seis minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Após uma bela triangulação do Quadricolor no setor ofensivo direito, Toty cruzou para a área e Fernandinho finalizou de voleio, marcando um lindo gol para o líder da primeira fase.
O Avaí conseguiu chegar ao empate ainda no primeiro tempo. Raniele tocou a bola para Muriqui, que ganhou no corpo do marcador e tocou para Copete, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes do Brusque. Após o empate, as equipes pouco conseguiram criar e o jogo terminou empatado.
Continua depois da publicidade
O fato curioso da partida é que os goleiros de ambas as equipes precisaram ser substituídos. Os titulares Douglas Friedrich (Avaí) e Jordan (Brusque), após duas pancadas, precisaram sair do jogo e dar lugar a Vladimir (Avaí) e Ruan Carneiro (Brusque).
Com o 1 a 1 na primeira partida, o Brusque, líder da primeira fase e melhor campanha, só precisa de um novo empate para se classificar. Por outro lado, apenas uma vitória dá a vaga à semifinal para o Avaí.
Jogo de volta
Brusque x Avaí – Sábado (19) – 16h30 – Augusto Bauer – Brusque

Números do Campeonato
Poucos índices mudaram com os jogos do fim de semana. No setor ofensivo, o Brusque segue como o melhor ataque da competição. Após o 1 a 1 contra o Avaí, o Quadricolor chegou ao 21º gol e manteve a liderança no quesito. No segundo lugar está o Marcílio Dias, que chegou aos 20 gols no Estadual.
No setor defensivo, o Camboriú segue como a melhor defesa. O Cambura levou apenas sete gols em toda a competição e fica a frente de Hercílio Luz (sofreu oito gols) e Concórdia (sofreu nove gols).
Continua depois da publicidade
Depois dos jogos de ida das quartas de final, o Campeonato Estadual possui mais um artilheiro. Junto com Alex Sandro do Brusque, Zé Vitor do Marcílio Dias marcou mais um gol no fim de semana e empatou na liderança deste quesito com o atleta Quadricolor. Os dois jogadores possuem nove gols marcados.
Confrontos de volta das quartas de finais
- Brusque x Avaí –Estádio Augusto Bauer, Brusque – Sábado (19), 16h30
- Camboriú x Marcílio Dias – Estádio das Nações, Balneário Camboriú – Sábado (19), 19h
- Concórdia x Chapecoense – Estádio Domingos Lima, Concórdia – Domingo (20), 16h
- Hercílio Luz x Figueirense – Estádio Aníbal Torres Costa, Tubarão – Domingo (20), 18h30
Saiba como assistir aos jogos
É possível assistir a todos os jogos do Campeonato Catarinense Fort 2022 pela internet, através do site catarinensefort.tv. As transmissões por streaming são ao vivo e em alta qualidade, além de se adaptar a qualquer tela – seja pelo celular, computador, tablet ou Smart TV.
O pacote de transmissão custa apenas R$149,90 e pode ser parcelado em até 4x no cartão de crédito. Sócios do Clube NSC recebem 30% de desconto na assinatura.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e garanta a sua assinatura do streaming do Campeonato Catarinense Fort 2022 e não perca nenhum lance da principal competição de futebol de Santa Catarina.
Leia mais
Conheça os destaques da primeira fase do Campeonato Catarinense
Torcedor inglês é apaixonado pelo Figueirense; conheça a história