O vencimento para pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2020 em cota única com desconto de 20% será no próximo dia 6 de janeiro. A prefeitura de Florianópolis já divulgou os prazos e alertou que os carnês já foram enviados para os Correios fazerem a entrega antes do fim deste prazo.
Continua depois da publicidade
Para aqueles que não tiverem recebido o boleto no tempo estipulado, é possível ir ao site do IPTU Floripa para acessar os dados através do número da inscrição imobiliária.
Confira o prazo para o pagamento do imposto com desconto ou parcelado em dez meses:
– Com 20% de desconto: 06/01/2020;
– Com 10% de desconto: 05/02/2020;
Continua depois da publicidade
– Com 5% de desconto: 05/03/2020.
– Parcelado: o vencimento da primeira parcela será em 05/03/2020. As nove quitações restantes têm prazo até o dia 05 de cada mês. Em caso de final de semana ou feriado, o vencimento será transferido para o primeiro dia útil subsequente.
Parcelas números 2 a 10 não estarão no carnê
Uma das novidades é que o carnê do IPTU que vai chegar nas casas dos florianopolitanos não terá as parcelas de 3 a 10. A prefeitura alega que a maior parte das pessoas faz o pagamento em cota única, e que reduziu o gasto com papel e envio em R$ 400 mil. Os boletos para quitar os meses seguintes precisarão ser acessados via internet.
Já o pagamento da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) poderá ser realizado no valor integral à vista ou parcelado, sem opção com desconto. Para a cota única, o vencimento será em 05 de março. Para quem for parcelar, a primeira parcela vai vencer na mesma data e, as demais, no dia 05 de cada mês. Em caso de final de semana ou feriado, o vencimento será no primeiro dia útil subsequente.
Ainda de acordo com o município, os impostos em Florianópolis podem ser pagos com cartão de crédito, na unidade do Pró-Cidadão do Centro, tanto na cota única ou de forma parcelada. O contribuinte pode fazer a simulação para conferir qual a forma mais interessante para fazer o pagamento.
Continua depois da publicidade
Para os cidadãos que foram retirados do IPTU Social, do Valor Venal Deferido, ou para os casos em que houve redefinição da alíquota e alteração cadastral, o aumento foi de 2,54% em função da atualização monetária do período – o índice aplicado foi o IPCA. No site do IPTU Floripa, é possível conhecer cada uma dessas modalidades, saber se ele foi beneficiado e, em situações de indeferimento, descobrir a razão para a inelegibilidade.
Uma modalidade chamada de "englobamento automático" permitirá que pessoa física receba um único carnê referente ao mesmo endereço – por exemplo, o dono de apartamentos em um edifício ou a junção do valor das áreas do apartamento e da garagem. No caso de proprietário de imóveis em regiões distantes, o "englobamento manual" deve ser feito pelo próprio contribuinte, e só valerá a partir da próxima cobrança de IPTU e TCRS.
Ouça a entrevista com Georges Filizzola, gerente de Receitas e Tributos Municipais em Florianópolis: