Identificar uma real oportunidade

Na hora de abrir o próprio negócio, a maioria dos profissionais se baseia em empresas que já existem no mercado e o seu serviço tende a se tornar uma réplica dos concorrentes. O analista do Sebrae-SC Joel Fernandes acredita que a primeira iniciativa do futuro empresário é identificar as reais oportunidades de negócios.

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Segundo Fernandes, há três maneiras de identificá-las: quando algum estabelecimento tem uma fila de clientes à sua porta; quando o interessado consegue oferecer algum produto que existe no mercado por um preço muito inferior, mas com qualidade semelhante ou maior; ou quando inova radicalmente ao oferecer um produto ou serviço que não existe no mercado.

Verificar se a ideia de negócio é viável

Uma das etapas para a realização do plano de negócios é a busca de informações sobre como o mercado reage diante de empresas que existem na área de atuação pretendida. Isso faz com que o empresário perceba, na prática, se há concorrência no segmento e como está a demanda pelo serviço ou produto. O consultor Rafael Andrade, que ajudou os empresários da Master Paper nesta edição do Eu Empresário, conta que o documento é importante porque testa a viabilidade da empresa no papel antes de colocá-la em prática – e minimiza o risco do negócio fracassar. “Uma das principais características do empreendedor é estar sempre em busca de informações.”

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Combinar experiência técnica e de gestão

Antes de abrir uma empresa, é recomendável saber fazer as atividades dos funcionários. O analista do Sebrae-SC Joel Fernandes conta que muitas pessoas vão à instituição com ideias de negócio em áreas que nunca tiveram contato, e o conselho é sempre o mesmo: se quer abrir pizzaria, faça um curso de pizzaiolo. Se quer abrir uma padaria, aprenda a fazer o pão. Isto porque, junto com a experiência de gestão e com o capital inicial, a chance do negócio dar certo é de 99%, acredita. Os consultores entrevistados ressaltam que o empreendedor deve pesquisar o segmento em que pretende investir, visitar empresas que deram certo (e identificar os erros das que não cresceram) e, assim como defende Fernandes, aprender a realizar todas as funções dos futuros colaboradores.

Clientes satisfeitos com o atendimento

Atender bem o cliente é um ponto a ser focado em qualquer etapa do desenvolvimento de um negócio. Na abertura de uma empresa, porém, é ainda mais importante investir em profissionais (ou cursos, quando o empreendedor trabalha sozinho) que atendam bem o cliente, pois o negócio é novo e precisa ser conhecido e estabelecido no mercado. A microempreendedora individual Luciane Lemos, ganhadora em 2012 do prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, acredita que a aposta no atendimento foi uma das razões que a fez vencer o prêmio. “O atendimento na nossa região não é o que eu gostaria de receber enquanto cliente. Eu, como empresário, vou até o cliente e o atendo como sendo a peça mais importante da minha transação comercial.”

Fonte: consultores do Sebrae-SC Rafael Andrade, Edison Eiji Okita, Alexandre Vecchietti, Daniel Marques de Lucena e o analista Joel Fernandes.