Estão definidos os quatro semifinalistas do Campeonato Catarinense Fort 2022. Brusque, Camboriú, Concórdia e Figueirense são os clubes que ainda brigam pelo título estadual. E os confrontos das quartas de final foram marcados, todos, por um fator em comum: o equilíbrio.
Continua depois da publicidade
Nos oito jogos que definiram os semifinalistas, apenas dois terminaram com um vencedor. Nas partidas de ida, o Figueirense superou o Hercílio Luz, em Florianópolis. Já na rodada de volta, foi a vez do Camboriú vencer o Marcílio Dias, no Estádio das Nações, em jogo com cinco gols.
Alguns fatores foram fundamentais para que as equipes classificadas alcançassem o objetivo. Ataques eficientes, defesas sólidas, coletividade e estratégias foram algumas delas.
Confira, abaixo, o que foi determinante para cada um dos semifinalistas:
Brusque
O Brusque foi o primeiro clube classificado. Ainda no sábado (19), segurou o 0 a 0 com o Avaí, no Augusto Bauer. Devido a melhor campanha na primeira fase e o empate na Ressacada, em 1 a 1, o Quadricolor conseguiu a vaga à semifinal.
Continua depois da publicidade
No confronto com o Avaí pesou a força do melhor time catarinense até agora. Com o empate contra o Leão da Ilha, o Brusque chegou ao seu nono jogo seguido sem perder na competição (seis vitórias e três empates).
Além de um equilíbrio em todas as posições, o grande trunfo do Brusque no Estadual é o setor ofensivo. O time já marcou 21 gols e é o melhor ataque da competição. O Quadricolor ainda conta com um trio que vive momentos excepcionais. Alex Sandro, Diego Jardel e Fernandinho fizeram 17 gols ao todo e são o pilar da equipe no torneio.
> Confira os resultados dos jogos de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense
Atualmente, ao lado de Zé Vitor do Marcílio Dias, o atacante Alex Sandro é o artilheiro da competição com nove gols. Além de ajudar com várias assistências, o maestro do time, Diego Jardel já marcou quatro vezes, mesma marca do companheiro de equipe, Fernandinho.
Camboriú
Depois de empatar com o Marcílio Dias fora de casa por 1 a 1, o Camboriú continuou com a série invicta como mandante e se classificou para a próxima fase do Estadual. A vitória de 3 a 2 contra o Marinheiro, no sábado (19), no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú, colocou a grande surpresa da competição na semifinal do Campeonato Catarinense.
Continua depois da publicidade
Dois grandes fatores fizeram do Camboriú, um dos destaques da competição até aqui. A forte defesa do time e o atacante Bruno Mota, o artilheiro do clube no torneio. Eles são os pilares do Tricolor Camboriuense e foram fundamentais no confronto com o Marcílio Dias.
Com apenas seis gols sofridos, a zaga do Camboriú foi a defesa menos vazada da primeira fase. Além do equilíbrio do setor defensivo, o goleiro Gabriel Félix teve boas atuações e foi um dos melhores arqueiros do campeonato. Gabriel não foi superado pelos atacantes adversários em cinco dos 11 jogos do time na primeira fase.
No ataque, Bruno Mota é o destaque do time. O atacante já marcou seis gols e é o vice-artilheiro do Estadual, atrás de Zé Vitor do Marcílio Dias e Alex Sandro, do Brusque, que fizeram nove gols cada um. No confronto contra o Marinheiro, o camisa ‘9’ do Cambura fez um dos gols da classificação.

Concórdia
Para passar à próxima fase, o Concórdia precisou superar um clássico regional. No ‘Clássico da Linguiça’, o Galo do Oeste jogou com o regulamento e depois de dois empates por 1 a 1, eliminou a Chapecoense das quartas de final. Isso só foi possível devido a classificação na primeira fase, onde o Concórdia terminou em quarto e a Chape em quinto.
Continua depois da publicidade
A campanha do time comandado pelo técnico Itamar Schülle teve como ponto forte o excelente aproveitamento fora de casa. Em sete partidas, o time conquistou quatro vitórias e um empate, e sofreu apenas uma derrota. Esses números fazem do Galo do Oeste, o visitante mais indesejado do Catarinense 2022.
- 2ª rodada: Joinville 1 x 3 Concórdia – Arena Joinville
- 4ª rodada: Barra 0 x 1 Concórdia – Gigantão das Avenidas
- 5ª rodada: Camboriú 3 x 1 Concórdia – Augusto Bauer
- 7ª rodada: Marcílio Dias 0 x 2 Concórdia – Gigantão das Avenidas
- 9ª rodada: Avaí 2 x 1 Concórdia – Ressacada
- 11ª rodada: Próspera 0 x 2 Concórdia – Estádio das Nações.
- Jogo de ida das quartas de final: Chapecoense 1 x 1 Concórdia – Arena Condá.
Além de jogar muito bem longe do estádio Domingos Lima, o futebol do Concórdia se baseia no conjunto. Individualmente, o time não possui destaques como os adversários da semi, mas como equipe, o Galo do Oeste mostrou um equilíbrio em todas os setores, alcançando uma ótima campanha na primeira fase, e superando uma das equipes mais tradicionais do estado para chegar, a primeira vez, na semifinal do Campeonato Catarinense.

Figueirense
Após vencer o primeiro jogo no Orlando Scarpelli por 1 a 0, contra o Hercílio Luz, o Figueirense foi até Tubarão e fez uma partida estratégica para confirmar a classificação à semifinal. No domingo (20), o alvinegro empatou sem gols com o Leão do Sul, no Aníbal Costa, e segue sonhando com o título estadual.
Continua depois da publicidade
Um excelente momento. Esse é o atual triunfo do Figueirense no Campeonato Catarinense. Após a vitória contra o Juventus por 2 a 0, no dia 19 de fevereiro, e a goleada de 4 a 1, em cima do maior rival, o Avaí, no dia 26, o clube engatou uma boa sequência de jogos e bons resultados. Desde o triunfo contra o Moleque Travesso, são cinco jogos sem perder, com três vitórias e dois empates.
O meia Oberdan é um dos pilares do time. O camisa 8 foi o grande destaque do Figueirense na primeira fase do Catarinense. Além de contribuir com dois gols e duas assistências, Oberdan foi o motorzinho e o maestro do time durante a competição.
O meia também se destacou pelo bom desempenho nos clássicos. No primeiro jogo da temporada de futebol em Santa Catarina, foi o ponto forte do Figueirense na conquista da Recopa Catarinense, que veio em vitória sobre o Avaí, na Ressacada – Oberdan marcou dois dos três gols do triunfo alvinegro por 3 a 1.
Além do meio campo Oberdan e o ótimo momento no campeonato, o Figueirense joga com a força de um clube campeão. Ao lado do Avaí, o Furacão é o time que mais conquistou títulos no Estadual, com 18 conquistas.
Continua depois da publicidade

Confira os jogos das semifinais
Jogos de ida
- Concórdia x Brusque – Estádio Domingos Lima, Concórdia – Quarta-feira (23), às 18h30
- Figueirense x Camboriú – Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis – Quarta-feira (23), às 20h30
Jogos da volta
- Camboriú x Figueirense – Estádio das Nações, Balneário Camboriú – Sábado (26), 16h30
- Brusque x Concórdia – Estádio Augusto Bauer, Brusque – Domingo (27), às 16h
Como assistir aos jogos?
É possível assistir a todos os jogos do Campeonato Catarinense Fort 2022 pela internet, através do site catarinensefort.tv. As transmissões por streaming são ao vivo e em alta qualidade, além de se adaptar a qualquer tela – seja pelo celular, computador, tablet ou Smart TV.
O pacote de transmissão custa apenas R$149,90 e pode ser parcelado em até 4x no cartão de crédito. Sócios do Clube NSC recebem 30% de desconto na assinatura.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e garanta a sua assinatura do streaming do Campeonato Catarinense Fort 2022 e não perca nenhum lance da principal competição de futebol de Santa Catarina.
Leia mais
Torcedor inglês é apaixonado pelo Figueirense; conheça a história
Como foi a campanha dos classificados para as quartas de final do Campeonato Catarinense
Sócios do Clube NSC têm desconto de 30% no catarinensefort.tv