O Campeonato Catarinense Fort 2022 chegou na fase decisiva, e oito times ainda seguem na briga pelo título. Brusque, Hercílio Luz, Camboriú, Concórdia, Chapecoense, Marcílio Dias, Figueirense e Avaí são as equipes que estão nas quartas de final do torneio e ainda possuem chances de erguer o troféu. Para o torcedor ficar ainda mais por dentro da competição, trouxemos os pontos fortes de cada elenco.

Continua depois da publicidade

As oito melhores equipes do Catarinense possuem o artilheiro, vice-artilheiro, melhor defesa, melhor ataque e outros destaques – individuais e coletivos – da disputa.

Confira, a seguir, os pontos fortes de cada uma das equipes:

Brusque

O Brusque entra nas quartas de finais do Catarinense como o time a ser batido. Na primeira fase, além de conseguir os melhores números do campeonato, o quadricolor também teve os principais destaques individuais. A equipe entra na próxima etapa com apenas uma derrota no torneio. Após um início complicado, com dois empates e um revés, o Brusque engatou uma sequência de oito jogos sem perder (sete vitórias e um empate).

Além dos ótimos números no campeonato, o quadricolor conta com uma dupla inspirada. Alex Sandro, o artilheiro do campeonato com nove gols, e o ‘garçom’ Diego Jardel (quatro gols e três assistências) participaram de mais da metade dos gols do time na competição.

Continua depois da publicidade

O setor ofensivo, aliás, é o ponto forte do time. Em 11 jogos, o Brusque marcou 20 vezes, (média de 1,8 por partida) sendo o melhor ataque do torneio.

Todo esse destaque fica sob a tutela de Waguinho Dias, técnico com inúmeras conquistas pelo Brusque, como o título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. Em 2022, Waguinho fez história no clube ao ser o primeiro técnico a emplacar sete vitórias seguidas.

Alex Sandro - Brusque FC
Alex Sandro é o destaque do Brusque no Catarinense. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso | Brusque FC)

Hercílio Luz

O grande trunfo do Hercílio Luz no Catarinense de 2022 são os jogos em casa. Na primeira fase, o time terminou com 100% de aproveitamento nas partidas no Aníbal Costa, em Tubarão. Foram cinco jogos e cinco vitórias:

1ª Rodada: Hercílio Luz 1×0 Juventus

3ª Rodada: Hercílio 3 x 2 Brusque

5ª Rodada: Hercílio Luz 4×1 Figueirense

7ª Rodada: Hercílio Luz 1×0 Camboriú

10ª Rodada: Hercílio Luz 3×0 Chape.

Além de ter uma campanha perfeita dentro de casa, o time também conta com um ataque eficiente e uma defesa sólida. Nos cinco jogos, o Leão do Sul marcou 12 vezes e sofreu apenas três gols. Outro destaque do time é o trio ofensivo. Tito, Dentinho e Luan Ferreira marcaram três vezes cada um e fizeram nove dos 13 gols do time na competição.

Continua depois da publicidade

Camboriú

Outro time que é muito forte com o mando de campo é o Camboriú. Mesmo longe de sua cidade, a equipe terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento como mandante. O Tricolor Camboriuense se sentiu em casa no Augusto Bauer, em Brusque, e conquistou quatro das cinco vitórias. O outro triunfo como mandante foi no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú.

1ª Rodada: Camboriú 1×0 Próspera – Augusto Bauer

3ª Rodada: Camboriú 1×0 Joinville – Augusto Bauer

5ª Rodada: Camboriú 3×1 Concórdia Augusto Bauer

8ª Rodada: Camboriú 2×1 Marcílio Dias – Estádio das Nações

10ª Rodada: Camboriú 1×0 Avaí – Augusto Bauer.

O sistema defensivo do Cambura também foi um dos trunfos do time para passar à próxima fase. Muito desse desempenho se deve ao sólido sistema defensivo, liderado pelo goleiro Gabriel Félix. O arqueiro do Camboriú sofreu apenas seis gols, em 11 jogos disputados, uma média de 0,54 por partida. Gabriel não foi superado pelos atacantes adversários em cinco oportunidades, e encerrou a primeira fase como o goleiro menos vazado da competição.

Além do sistema defensivo, outro destaque do Camboriú foi o atacante Bruno Mota. Autor de cinco gols na fase classificatória, Bruno foi o artilheiro do time e garantiu preciosos pontos ao Cambura.

Concórdia

Uma das surpresas do Campeonato Catarinense até aqui é o Concórdia. O Galo do Oeste se classificou em quarto lugar, e vai encarar a Chapecoense nas quartas de final.

Continua depois da publicidade

A campanha fora de casa foi o expoente do Concórdia na primeira fase. Em seis jogos, o time conquistou quatro vitórias. Esses números fizeram do Galo do Oeste o melhor visitante da competição na etapa classificatória.

Além das vitórias fora de casa, o saldo de gols do time como visitante também é positivo. Nas seis partidas, foram 10 gols marcados e seis sofridos.

2ª rodada: Joinville 1 x 3 Concórdia – Arena Joinville

4ª rodada: Barra 0 x 1 Concórdia – Gigantão das Avenidas

5ª rodada: Camboriú 3 x 1 Concórdia – Augusto Bauer

7ª rodada: Marcílio Dias 0 x 2 Concórdia – Gigantão das Avenidas

9ª rodada: Avaí 2 x 1 Concórdia – Ressacada

11ª rodada: Próspera 0 x 2 Concórdia – Estádio das Nações.

Chapecoense

O jovem atacante Perotti é o grande destaque da Chapecoense no estadual. Artilheiro do Campeonato Catarinense de 2021 com 15 gols, o atacante do Verdão já marcou quatro vezes na atual edição.

Além de Perotti, outro ponto importante para a Chapecoense na competição é o retrospecto recente contra o seu adversário das quartas de finais. Nos últimos três confrontos entre Chape e Concórdia, o Verdão venceu dois e empatou um. Neste ano, no Domingos Lima, o time de Chapecó venceu o adversário por 1 a 0, com gol de Fernando.

Continua depois da publicidade

Marcílio Dias

O setor ofensivo foi o grande destaque do Marcílio Dias na primeira etapa do Campeonato Catarinense. Em 11 jogos, o clube marcou 19 gols, uma média de 1,72 por jogo. O Marinheiro fez apenas um gol a menos que o time de melhor ataque, o Brusque.

Em apenas três jogos o clube não marcou gols na competição: No empate em 0 a 0 contra o Avaí na estreia da competição no Gigantão das Avenidas, na derrota por 2 a 0 para o Concórdia, no Domingos Lima, pela sétima rodada e no empate em casa, também sem gols contra o Hercílio Luz, no jogo válido pela nona rodada.

O comandante desse ataque poderoso é o goleador Zé Vitor. O atacante do Marinheiro já marcou oito vezes e está a apenas um gol do artilheiro Alex Sandro do Brusque, que tem nove gols no torneio.

Figueirense

O meia Oberdan foi o grande destaque do Figueirense na primeira fase do Catarinense. Além de contribuir com dois gols e duas assistências, o camisa 8 do Furacão foi o motorzinho e o maestro do time durante a competição.

Continua depois da publicidade

Oberdan também se destacou pelo bom desempenho nos clássicos. No primeiro jogo da temporada de futebol em Santa Catarina, foi o ponto forte do Figueirense na conquista da Recopa Catarinense, que veio em vitória sobre o Avaí, na Ressacada – Oberdan marcou dois dos três gols do triunfo alvinegro por 3 a 1.

Já no clássico pelo Campeonato Catarinense Fort 2022, onde o Figueirense goleou o rival por 4 a 1, Oberdan abriu o placar com um belo gol e ainda serviu Cleiton, no final do jogo, para fechar o placar.

Além do meio campo Oberdan, o Figueirense joga com a força de um clube campeão. Ao lado do Avaí, o Furacão é o maior campeão do Estado, com 18 conquistas.

Os bons resultados e bons desempenhos nos últimos jogos também fazem com que o Figueirense chegue forte para a disputa das quartas de final do Campeonato Catarinense. O Furacão vai enfrentar o Hercílio Luz.

Continua depois da publicidade

Oberdan - Figueirense - Campeonato Catarinense Fort 2022 - NSC
Oberdan foi o destaque do Figueirense. (Foto: Patrick Floriani | FFC)

Avaí

O Avaí sofreu até a última rodada, mas conseguiu se classificar após uma vitória de 3 a 0 contra o Hercílio Luz, e o Leão da Ilha contou com um forte sistema defensivo para buscar uma das vagas no mata-mata. Em 11 jogos, foram apenas oito gols sofridos, uma média de 0,72 por jogo. Esses números fizeram o sistema defensivo do Avaí ser o melhor do campeonato.

Muito do sucesso da defesa do Avaí se deve a um nome: Douglas Friedrich. O goleiro Douglas ao clube em 2022 e se tornou uma das lideranças da equipe. Douglas foi vazado apenas 8 vezes em 10 partidas disputadas. Além disso, o arqueiro lidera o ranking de defesas difíceis na competição (uma média de três grandes intervenções por partida, segundo dados do aplicativo Footstats). Douglas também não foi vazado em quatro partidas na primeira fase.

O comandante do ataque do Avaí é o experiente Muriqui. O atacante que já teve um bom desempenho com a camisa azurra na primeira passagem pelo clube, entre 2008 e 2010, retornou ao Leão da Ilha e foi protagonista, marcando três gols na primeira fase e sendo o principal jogador da equipe.

Aos 35 anos, Muriqui é a grande aposta do Leão da Ilha para lutar pelo bicampeonato catarinense.

Confrontos das quartas de finais

Jogos de ida

Avaí x Brusque – Domingo (13) – 18h30 – Ressacada – Florianópolis

Continua depois da publicidade

Figueirense x Hercílio Luz – Sábado (12) – 16h30 – Orlando Scarpelli – Florianópolis

Marcílio Dias x Camboriú – Sábado (12) – 19h – Gigantão das Avenidas – Itajaí

Chapecoense x Concórdia – Domingo (13) – 16h – Arena Condá – Chapecó

Figueirense x Hercílio Luz -NSC
Figueirense e Hercílio Luz fazem um dos confrontos das quartas de final. (Foto: Patrick Floriani | FFC)

Jogos da volta

Brusque x Avaí – Sábado (19) – 16h30 – Augusto Bauer – Brusque

Hercílio Luz x Figueirense – Domingo (20) – 18h30 Aníbal Costa – Tubarão

Camboriú x Marcílio Dias – Sábado (19) – 19h – Estádio das Nações – Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Concórdia x Chapecoense – Domingo (20) – 16h – Domingos Lima – Concórdia

Saiba como assistir aos jogos

É possível acompanhar todos os jogos do Campeonato Catarinense Fort 2022 pela internet, através do site catarinensefort.tv. A plataforma de streaming transmite todas as partidas da competição ao vivo e em alta qualidade, além de ser adaptável a qualquer tela.

O pacote de transmissão custa apenas R$149,90 e pode ser parcelado em até quatro vezes.

Para efetuar a assinatura do streaming do Campeonato Catarinense, clique aqui.

Leia também

Torcedor inglês é apaixonado pelo Figueirense; conheça a história

Sócios do Clube NSC têm desconto de 30% no catarinensefort.tv