A cerca de um ano das convenções partidárias que irão decidir os candidatos para as eleições de 2018, os partidos de Joinville já começam a se movimentar em busca de nomes fortes para concorrer às vagas de deputado estadual e federal. ¿AN¿ ouviu os presidentes de 13 das 15 siglas que mais receberam votos nas últimas eleições municipais e os deputados que estão em mandato para saber quais nomes disputarão as vagas.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Todos os partidos procurados informaram que terão, pelo menos, um candidato local para as eleições a deputado. São 28 pessoas interessadas em participar do pleito e novos nomes devem aparecer nos próximos meses, quando os diretórios municipais começarão a realizar reuniões para discutir o assunto. Um maior número de representantes joinvilenses no Poder Legislativo pode significar mais voz e força para a cidade nas decisões, discussões e até captação de recursos.
Nas eleições de 2014, Joinville teve 61 candidatos de 24 partidos para ocupar lugares na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. No final do processo, foram eleitos três deputados estaduais – Darci de Matos (PSD), Kennedy Nunes (PSD) e Patrício Destro (PSB) – e dois federais – Marco Tebaldi (PSDB) e Mauro Mariani (PMDB). Dalmo Claro (PSD) e Nilson Gonçalves (sem partido), que hoje ocupam cadeiras na Assembleia, foram suplentes.
Para 2018, Mariani pode não concorrer se conseguir se lançar ao governo do Estado. Nilson Gonçalves ainda não definiu o futuro. Darci de Matos deve buscar vaga na Câmara Federal, enquanto os demais deputados devem tentar a reeleição.
Continua depois da publicidade
A disputa eleitoral de 2018 também vai movimentar o Legislativo de Joinville. Pelo menos oito dos 19 vereadores têm algum interesse em lançar candidatura. Dois estão certos: o PSB irá com Rodrigo Coelho, e o Solidariedade, com Tânia Larson ou Adilson Girardi.