A primeira pesquisa encomendada pelo Grupo RBS ao Ibope Inteligência após o registro oficial das candidaturas à Prefeitura de Joinville mostra o ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB) numericamente à frente da disputa pelas intenções de voto.

Continua depois da publicidade

PDF: pesquisa Ibope em Joinville

Se levados em consideração os 4 pontos percentuais de margem de erro para mais ou para menos, Tebaldi aparece tecnicamente empatado com Kennedy Nunes (PSD).

Na estimulada – em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor -, o tucano aparece com 29%, Kennedy com 23%, o atual prefeito Carlito Merss (PT) com 14% e o empresário Udo Döhler (PMDB) com 12%. Leonel Camasão, candidato do PSOL, foi citado por menos de 1% das pessoas. Entrevistados que declararam a intenção de votar branco ou nulo totalizaram 12%.

Continua depois da publicidade

Os pesquisadores também perguntaram em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente. 52% disseram não saber em quem votar ou não opinaram, enquanto Marco Tebaldi aparece com 13%, seguido de Kennedy com 10%, Carlito com 7% e Udo com 6%. Leonel Camasão não foi mencionado.

A pesquisa Ibope também sondou o índice de rejeição. Nesse cenário, Carlito aparece com 53%, seguido por Tebaldi, com 17%. Udo ficou com 15%, Kennedy 13% e Camasão com 12%. Os eleitores que afirmaram que podem votar em todos os candidatos totalizaram 9% e outros 9% preferiram não responder.

Os entrevistados também avaliaram o governo Carlito. Nesse quesito, 47% classificaram a administração como ruim ou péssima, outros 33% regular, enquanto 19% avaliaram como ótima ou boa.

Continua depois da publicidade

A nota média atribuída à administração Carlito, em uma escala de 0 a 10, é de 4,6. 23% afirmaram confiar em Carlito Merss, enquanto 68% responderam que não confiam e 8% não sabem ou não responderam.

LEIA MAIS:

“Pesquisa é diagnóstico do momento”