Se você costuma escutar uma música e ficar com ela durante todo o dia na cabeça é melhor se preparar. A campanha eleitoral começou na semana passada e os jingles dos candidatos já estão circulando. Nos próximos dias, eles devem aparecer na televisão, no rádio, nos carros de som pelas ruas, na internet e, quando você perceber, também estará cantarolando as letras por aí.

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Os jingles são recursos que surgiram depois do nascimento do rádio e são usados na política há pelo menos 60 anos. Presidentes brasileiros como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Jânio Quadros já divulgavam suas campanhas por meio dessas músicas. A publicitária e especialista em marketing Paola Cristina Stumpf Rodrigues explica que a criação de um jingle passa pela escolha do ritmo, das rimas e serve para passar uma mensagem através da letra.

– O candidato vai escolher um ritmo mais popular para a mensagem chegar para todo mundo. É um jeito de as pessoas guardarem aquilo na memória.

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Por mais que apareçam novas plataformas para divulgar o material de campanha, como as redes sociais, os candidatos ainda parecem apostar nos jingles como uma maneira de se apresentarem aos eleitores e serem lembrados. Em Joinville (ver abaixo), três candidatos à prefeito já têm jingles prontos e outros três estão em produção final.

Paola diz que, apesar de surgirem novos recursos como a internet, isso não significa que o antigo deixe de existir. A professora do Bom Jesus/Ielusc defende que ainda há espaço para os jingles e que eles continuam válidos. Segundo a publicitária, o problema é usá-los de maneira equivocada, transformando a ferramenta em irritante para as pessoas.

– Uma coisa ruim é quando você se apropria de uma música que já existe para fazer uma paródia, mas as pessoas não entendem a referência inicial. Ou ainda fazer um jingle estridente, que fica passando na casa das pessoas dez vezes por dia. O principal para ser um jingle bom é a musicalidade, a melodia, a letra e uma poesia que realmente fale com as pessoas – resume.

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CARLITO MERSS (PT)

– Assessoria informou que o candidato não terá jingle porque acredita que o momento da cidade e do país não comporta esse tipo de ação.

DARCI DE MATOS (PSD)

– Assessoria do candidato informou que o jingle está em produção e será divulgado até sexta-feira.

DOUTOR XUXO (PP)

– A assessoria do candidato informou que o material será divulgado oficialmente na quarta-feira.

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IVAN ROCHA (PSOL)

– Assessoria do candidato informa que o jingle está em produção.

MARCO TEBALDI (PSDB)

– Jingle está disponível na página do candidato no Facebook.

MARCOS ALVES SOARES (PEN)

– O candidato informou que está estudando se fará um jingle para a campanha.

RODRIGO BORNHOLDT (PDT)

– Assessoria do candidato informou que o jingle está em produção e deve ser divulgado nesta quarta-feira.

UDO DOHLER (PMDB)

– Jingle está disponível na página do candidato no Facebook.