Pele ao sol e ao vento. Às vezes mergulhada no mar ou na água da piscina. Férias é o momento de aproveitar o calor e deixar as crianças brincando ao ar livre. Para ter garantia de um verão sem excessos e sem visitas constantes ao médico, prevenção é o segredo. Afinal, muitas doenças podem surgir neste período, como brotoejas, picadas de insetos, micoses, fungos, entre outros.
Continua depois da publicidade
Conversamos com a dermatologista Célia Kalil, membro da direção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e separamos algumas dicas.
O que é comum
Tá certo que, nesta época, as crianças adoram se lambuzar na areia, mergulhar no mar, na piscina e correr pela grama e pela pracinha, mas os adultos precisam redobrar a atenção quando o assunto é a pele dos pequenos. Brotoejas, picadas de insetos como mosquitos, formigas, abelhas e marimbondos, e o contato com algumas plantas podem trazer reações indesejadas.
Areias contaminadas com fungos e larvas, por exemplo, podem trazer micoses e parasitoses, como o bicho de pé e o bicho geográfico. Outra parasitose que pode ocorrer é proveniente da mosca varejeira, que pode picar a criança e causar até mesmo infecções.
Continua depois da publicidade
Os pais também precisam ficar sempre atentos à proteção solar, utilizando produtos com alto fator de proteção e abrigando as crianças sob o guarda-sol.
Evite assaduras
Se não passar muito tempo na praia (o que é mais adequado para quem vai com bebês), o ideal é levar as crianças sem fralda, porque a umidade do produto, em contato com a areia e a água, podem causar assaduras.
Fraldas especiais para o banho são mais toleráveis, mas não são garantia de que protegerão totalmente o pequeno.
Na hora de trocar a criança, use cremes que não colem demais na pele – o que diminui a chance de grudar areia e causar irritações – e sempre coloque a fralda usada no lixo ou reserve-a em uma sacola (nunca a descarte no mar).
Continua depois da publicidade
Xô, brotoeja!
Aquela aparência avermelhada, que causa coceira na criança, geralmente embaixo do pescoço e perto das dobrinhas pode ser brotoeja, uma erupção cutânea relacionada ao calor que afeta principalmente as crianças pequenas e mais gordinhas.
Para evitá-las, procure manter seus filhos sempre refrescados, com roupas bem à vontade, de algodão. Banhos frequentes, chá de camomila e géis mentolados também podem ajudar a refrescar.
De olho na piscina
O cloro existente nas piscinas pode causar alergia de contato nos pequenos. Dê um banho na criança após o mergulho, com sabonete à base de glicerina.
Devido à umidade que fica nos pés e nas mãos, seque bem a criança com uma toalha, sem esquecer as orelhas, a virilha e no meio dos dedos dos pés e das mãos.
Continua depois da publicidade