O metabolismo é um processo automático do organismo, e a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas podemos interferir nesse sistema por meio da prática de exercícios físicos.
Continua depois da publicidade
Segundo Ricardo Zanuto, nutricionista doutor em fisiologia, de acordo com a intensidade e duração, ainda é possível continuar queimando calorias por algumas horas após a atividade.
– O exercício é fundamental para quem busca emagrecimento e diminuição da quantidade de gordura corporal – explica o especialista.
Existem muitas opções para aumentar o gasto energético. Confira cinco tipos de exercícios, listados pelo doutor Zanuto, que vão deixar seu metabolismo a mil.
Continua depois da publicidade
> Lutas: Está no primeiro lugar do pódio. Boxe, Muay Thai e MMA, por exemplo, promovem grande gasto de energia por movimentarem muitos músculos e pela alta intensidade. Em uma hora de aula chega-se a gastar cerca de 800 kcal.
> Corrida: Correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético em torno de 600 kcal. Isso porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Além disso, quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios, como glucagon, adrenalina e cortisol, que promoverão grandes gastos energéticos por até 2 horas depois.
> Pedalar: Promove aumento da secreção de hormônios, como glucagon e adrenalina, que atuam no organismo promovendo maior utilização da gordura como fonte de energia, sendo assim uma boa escolha para a diminuição da gordura corporal. Pedalar por 30 minutos com a frequência cardíaca em 80% promove um gasto energético em torno de 500 kcal.
Continua depois da publicidade
> Musculação: É um ótimo exercício físico para aumento de massa muscular, pois estimula a produção da testosterona e a diminuição do cortisol. Há maior liberação de testosterona, o que promove maior utilização da gordura corporal como fonte de energia. Treinos de intensidade moderada podem chegar a queimar cerca de 300 kcal.
> Dança: A dança promove o movimento de um grande número de músculos, por isso é uma ótima opção para quem quer, além de se divertir, relaxar do estresse do dia a dia e diminuir alguns centímetros. Uma hora de aula pode chegar a gastar em média 350 kcal.
Alimentação
O consumo de carboidratos varia de acordo com o tempo total de exercício físico e com a intensidade, mas uma boa pedida é consumir cerca de 20g de carboidrato a cada 30 minutos em exercícios físicos que sejam intensos e acima de uma hora.
Continua depois da publicidade
Para os praticantes de musculação, cujo foco é o ganho de massa, a indicação é suplementar com blends proteicos pré-treino, cerca de 30 a 40 minutos antes, isto garantirá um nível de aminoácidos constante durante o treinamento e que será essencial para o ganho de massa muscular.
De maneira geral, no pós-treino, a alimentação correta pode potencializar a queima de calorias e é fundamental para a recuperação do corpo.
– Aposte em alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como peixes e carnes magras – diz Zanuto.
Continua depois da publicidade