Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio. A frase de Hipócrates, considerado o pai da medicina, diz muito sobre o que alguns nutricionistas e médicos pregam: uma alimentação saudável, equilibrada, rica em alimentos não-industrializados, aliada a rotina de exercícios, é a estratégia para prevenir inúmeras doenças.

Continua depois da publicidade

Para a nutricionista Ana Paula Bedin, da Ânima Nutrição Integral, a palavra-chave é o equilíbrio.

– Nada é proibido, mas existem horários e quantidades ideais. Reeducação alimentar é priorizar a maior parte do tempo alimentos saudáveis, anti-inflamatórios, alcalinizantes e com propriedades funcionais, ou seja, que atuem de forma benéfica no corpo, e deixar para situações eventuais o consumo de algum alimento mais gordinho- diz.

Escolhas saudáveis refletem-se de forma benéfica no organismo, prevenindo desde sintomas simples como a acne, queda de cabelo, celulite e ganho de peso, quanto mais complexas, como envelhecimento precoce, doenças degenerativas e até o câncer.

Continua depois da publicidade

De acordo com a nutricionista, nosso corpo é totalmente dependente de vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras e proteínas. Isso significa que através da alimentação conseguimos tanto otimizar o funcionamento quanto prejudicá-lo.

Para o maior órgão do nosso corpo, a pele, a regra não é diferente. Por isso, preparamos uma lista com os 20 alimentos para mantê-la sempre jovem e saudável.