Florianópolis é conhecida pela beleza das dezenas de praias que compõem a paisagem da Ilha de Santa Catarina. Isto faz com que milhares de turistas venham até a capital catarinense durante o verão para aproveitar os dias de sol. Mas, o que fazer quando a chuva resolve aparecer?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Pensando nisso, o g1 SC preparou uma lista com opções de roteiros turísticos para que as pessoas possam conhecer a história da Ilha da Magia durante os dias chuvosos. Confira:

Mercado Público

Para quem procura um local para fazer uma refeição, happy hour, comprar frutos do mar, olhar o artesanato local ou passear por lojas, o Mercado Público é o lugar ideal. Localizada no Centro da cidade, ele é uma das atrações mais tradicionais, além de ser um local histórico.

No século 17, comerciantes já montavam barraquinhas para vender todos os tipos de produtos na praia que ficava em frente à atual Praça XV de Novembro. O espaço, no entanto, foi inaugurado em janeiro de 1851.

Continua depois da publicidade

Na década de 1970, um aterro foi feito e, por isso, o prédio não fica mais em frente a uma praia. Já nos anos 1980, a edificação foi tombada como patrimônio histórico municipal.

Após um incêndio, em 2005, a edificação foi reconstruída e reinaugurada em 2015.

Onde fica

Rua Jeronimo Coelho, 60, Centro.

O que você vai encontrar

Restaurantes, peixarias, artesanato, lojas e o Centro de Atendimento ao Turista.

Como chegar

O Mercado Público fica próximo ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). Chegando ao Ticen de ônibus, é só atravessar a rua. Se vier de carro, fique atento porque não há muitas vagas para parar o veículo. Como alternativa, você pode procurar um estacionamento privado no Centro da cidade.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta:

  • Peixarias: 7h às 19h
  • Lojas: 8h às 19h
  • Alimentação: 10h às 22h

Sábado

  • Peixarias: 7h às 14h
  • Lojas: 8h às 14h
  • Alimentação: 10h às 17h

Domingo

Apenas as peixarias e restaurantes funcionam no domingo

  • Peixarias: 07h às 12h
  • Alimentação: 11h às 17h

Saiba quais são as cidades que perderam praias em SC; entenda o que aconteceu com elas

Museu de Santa Catarina

Com peças dos séculos 19 e 20, o Museu de Santa Catarina concentra mobiliários, pinturas, esculturas, documentos impressos, medalhas, fotografias e armamentos, além de um acervo arqueológico, com objetos encontrados durante uma escavação no palácio.

Continua depois da publicidade

O museu é anexado no Palácio Cruz e Souza, construído para ser a Casa de Governo no século 18. Em 1977, o local passou por um trabalho de restauração e, em 1979, foi batizado com o nome do poeta catarinense.

Já em 1984, o prédio foi tombado como patrimônio histórico do Estado e passou por novas obras de restauração. Em 1986, passou a sediar o Museu Histórico de Santa Catarina.

Onde fica

Praça XV de Novembro, 227 – Centro.

O que você vai encontrar

Peças dos séculos 19 e 20.

Como chegar

A Praça XV de Novembro é próxima ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). Chegando ao Ticen de ônibus, você pode caminhar para a direita. Se vier de carro, fique atento porque não há muitas vagas para parar o veículo. Como alternativa, você pode procurar um estacionamento privado no Centro da cidade.

Horário de funcionamento

  • Terça a sexta: das 10h às 17h;
  • Sábado: das 10h às 13h;
  • Domingo e segunda: fechado.

Continua depois da publicidade

Quanto custa

Entrada gratuita.

Quem são os dois guardiões da Ilha do Campeche, conhecida como “Caribe Catarinense”

Casa da Alfândega

Na Casa da Alfândega, o visitante pode encontrar e comprar objetos feitos por artistas catarinenses. O local abriga, desde 1988, o projeto Galeria do Artesanato e contém peças inspiradas em tradições típicas de Florianópolis, como boi de mamão, bruxas, praias, Ponte Hercílio Luz e pescadores.

Inaugurado em 19 de julho de 1876, ele é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura. Na época, funcionava no local a Alfândega, atividade que perdurou por 90 anos até o fechamento do porto que havia na capital catarinense.

Onde fica

Rua Conselheiro Mafra, 168, Centro.

O que você vai encontrar

Artesanato feito por artistas catarinenses.

Como chegar

A Casa da Alfândega fica muito perto do Terminal de Integração do Centro (Ticen). Chegando ao Ticen de ônibus, é só atravessar a rua e seguir à direita pela Rua Conselheiro Mafra. Se vier de carro, fique atento porque não há muitas vagas para parar o veículo. Como alternativa, você pode procurar um estacionamento privado no Centro da cidade.

Horário de funcionamento

  • Segunda a sexta-feira: das 9h às 18h;
  • Sábado: das 9h às 13h.

Quanto custa

Entrada gratuita.

Da invasão ao sumiço: como os quatis se tornaram símbolo da Ilha do Campeche

Centro Integrado de Cultura (CIC)

O CIC oferece várias opções culturais ao visitante. O espaço abriga salões de exposição, bibliotecas setoriais, cinema, Teatro Ademir Rosa, Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), Museu da Imagem e do Som, Oficinas de Arte, Escolinha de Arte, Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, e a administração da Fundação Catarinense de Cultura.

Continua depois da publicidade

No Masc é possível conferir quadros e esculturas. Já no Museu da Imagem e do Som (MIS) há filmes, música em vinil, CDs e fitas cassetes, fotografias e equipamentos.

Também há espaço para exposições nas salas Lindolf Bell. A programação pode ser consultada no site da FCC.

Onde fica

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

O que você vai encontrar

Exposições de pinturas, esculturas, fotografias, cinema e música.

Como chegar

De ônibus

  • Saindo do Ticen: ponto mais próximo fica na Rua Idalina dos Santos Pereira, antes do ônibus virar à direita e passar na frente do CIC. Linhas que param nesse ponto: 104, 221, 231, 330 e 331.
  • Saindo do Titri: para quem vem do Terminal de Integração da Trindade (Titri), é possível saltar atrás do CIC, na Rua Delminda Silveira. Linhas que param nesse ponto: 104, 131, 133, 136, 138, 231.
  • Saindo do Tican: para quem vem do Terminal de Integração de Canasvieiras (Tican), é possível saltar atrás do CIC, na Rua Delminda Silveira. Linhas que param nesse ponto: 221, 230, 231.
  • Saindo do Tilag: para quem vem do Terminal de Integração da Lagoa (Tilag), é possível saltar atrás do CIC, na Rua Delminda Silveira. Linha que para nesse ponto: 330.

De carro

Vindo do Centro, é só pegar a Avenida Beira-mar Norte. Do Norte da Ilha, é preciso pegar a SC-401 e, depois, a Avenida da Saudade.

Continua depois da publicidade

Horário de funcionamento

Diariamente, das 10h às 21h.

Quanto custa

Entrada gratuita.

Ilha do Campeche: tudo o que você precisa saber para visitar o “Caribe Catarinense”

Museu da Escola Catarinense

Com móveis e outros objetos que contam a história da educação de Santa Catarina, o Museu da Escola Catarinense também é uma ótima opção para aproveitar durante os dias chuvosos. No local, também há coleção de brinquedos e materiais escolares antigos.

O Museu também recebe temporariamente a exposição “Soltando os bichos” em comemoração aos 90 anos do pintor de Florianópolis Tércio da Gama. A mostra vai até 28 de fevereiro.

Onde fica

Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro.

O que você vai encontrar

História da educação em Santa Catarina.

Como chegar

O museu fica a 10 minutos do Terminal de Integração do Centro (Ticen). Chegando ao Ticen de ônibus, você pode caminhar para a direita, em direção à Praça XV de Novembro, e pagar a Rua Saldanha Marinho. Se vier de carro, fique atento porque não há muitas vagas para parar o veículo. Como alternativa, você pode procurar um estacionamento privado no Centro da cidade.

Horário de funcionamento

  • Segunda a sexta: das 13h às 19h;
  • Sábado: das 10h às 14h.

Quanto custa

Entrada gratuita.

SC lidera ranking de praias com melhores avaliações no Airbnb; confira lista

Museu de Florianópolis

O Museu de Florianópolis foi inaugurado em 23 de novembro de 2021 e funciona no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, no Centro. O espaço é sobre a própria cidade e conta com exposições no térreo e piso superior.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a mostra temporária se chama “A natureza que aqui habita”, que traz uma imersão em três ambientes naturais presentes na Ilha: Mata Atlântica, Manguezal e Oceano Atlântico.

Onde fica

Praça XV de Novembro, 214, Centro.

O que você vai encontrar

Exposições sobre a cidade de Florianópolis.

Como chegar

O Mercado Público fica perto do Terminal de Integração do Centro (Ticen). Chegando ao Ticen de ônibus, você pode caminhar para a direita, em direção à Praça XV de Novembro. Se vier de carro, fique atento porque não há muitas vagas para parar o veículo. Como alternativa, você pode procurar um estacionamento privado no Centro da cidade.

Horário de funcionamento

  • Segunda, quarta, quinta e sexta-feira: das 10h às 18h;
  • Terça: fechado;
  • Sábado, domingo e feriado: das 11h às 15h.

Quanto custa

  • Inteira: R$ 10
  • Meia: R$ 5

FOTOS: Conheça praias escondidas em SC para curtir o veranico

Confira as atrações de Florianópolis

Continua depois da publicidade

Leia também

Anitta faz “pré-Carnaval” em Florianópolis e revela convidados especiais

Quando cai o carnaval em 2024? Saiba se é feriado

Volta à Praça XV 2024 tem novo percurso e cronograma definido; confira

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.