Neste sábado (13), acontece o Dia D de vacinação contra a febre amarela em Joinville. A expectativa da Secretaria Municipal é imunizar cerca de 5 mil joinvilenses em 15 unidades básicas de saúde abertas, das 8 às 16 horas. Levantamento atualizado até esta quinta-feira (11) demonstra que 218.535 pessoas precisam tomar a dose no município – representando 46,1% do total da meta.

Continua depois da publicidade

A alerta para casos da doença aumentou depois que duas mortes foram confirmadas na região Norte. A primeira confirmação aconteceu em 28 de março, após a morte de um homem, de 36 anos. Ele residia no Rio Bonito, no Distrito de Pirabeiraba, na Zona Norte de Joinville. A área faz divisa com Garuva e está inserida na parte rural da cidade.

Segundo a Vigilância em Saúde de Santa Catarina, ele teria se deslocado até um sítio no limite com o Paraná, em uma região de mata atlântica. O diagnóstico laboratorial foi realizada por meio de análise do Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz do Paraná. Durante as investigações do caso, a ossada de um macado ainda foi encontrada perto do local em que a vítima costumava passar. Mas, por se tratar apenas de ossos, não foi possível realizar o teste nos restos do animal para confirmar a causa do óbito.

Dias depois, um macaco também teve a morte confirmada pelo vírus. A coleta do material para análise foi feita em 20 de março, após um morador encontrar o primata, da espécie bugio, morto em uma área de mata, em Garuva. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) e seguiram para a Fiocruz, do Paraná.

Os macacos são sentinelas para a incidência da doença e não transmitem o vírus. Os primatas também contraem a enfermidade e podem aparecer mortos ou doentes. Após a infecção pelo vírus no meio silvestre, o óbito dos animais pode significar que a doença está ocorrendo e se aproximando da área urbana.

Continua depois da publicidade

Para se vacinar durante o dia D neste sábado, a orientação é apresentar a carteira de vacinação. Além da ação no sábado, todas as 55 unidades de saúde estão abertas durante a semana para a vacinação.

Confira as unidades abertas no sábado:

UBS Aventureiro I

UBSF Bucarein

UBS Costa e Silva

UBSF Fátima

UBSF Jarivatuba

UBSF Pirabeiraba

UBSF Floresta

UBS Edla Jordan

UBS Parque Joinville

UBSF Jardim Paraíso I e II

UBSF Saguaçu

UBSF Nova Brasília

UBSF CAIC Vila Paranense

UBSF Itinga Continental

UBSF Vila Nova Sede