Penitenciária Agrícola de Chapecó, no Oeste, presídios de Blumenau, no Vale, e Araranguá, no Sul, são as três unidades prisionais que enfrentam a maior superlotação no Estado. O déficit é de pelo menos 4,7 mil vagas considerando todas as 49 cadeias existentes.

Continua depois da publicidade

Os dados foram informados ao DC pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) referentes ao balanço estadual de agosto. Com 581 detentos acima da capacidade, a Penitenciária Agrícola de Chapecó aparece na ponta da lista com total de 1.025 homens.

No presídio de Blumenau estão 473 acima do permitido, perfazendo 845 presos. O prédio é antigo e a estrutura bastante preocupante. O governo anunciou construção de nova unidade, mas ainda não encontrou terreno para abrigá-la.

O presídio de Araranguá abriga 322 excedentes, o que o deixa com 450. Na Grande Florianópolis, a superlotação também está evidente. O problema maior é a falta de vagas para presos provisórios.

Estão abarrotadas as duas centrais de triagem para onde são levados os autuados em flagrante pela polícia. A do Estreito, o chamado cadeião, no Continente, teve limitada a capacidade após ação do Ministério Público.

Continua depois da publicidade

Um remanejamento regional de vagas na Grande Florianópolis envolvendo o complexo da Agronômica e a Colônia Penal Agrícola de Palhoça foi anunciada recentemente como medida para evitar que detentos sejam soltos.

As novas vagas na região estão previstas com a construção de uma nova central de triagem com capacidade para 404 vagas. O Deap promete entregar a obra até 30 de março. Ainda este ano, serão abertas 625 novas vagas, sendo 325 em Itajaí, 200 em Criciúma e 100 em Joinville.

Paralelamente, o governo ainda busca alternativas para resolver o impasse em torno da construção da Penitenciária de Imaruí, no Sul do Estado. Como a Prefeitura rejeita a obra, o governo tenta viabilizá-la na Justiça, mas falta a liberação do alvará pelo município. Seriam 1,3 mil vagas que aliviaram a superlotação da Grande Florianópolis e Sul.