Algumas marcas nos remetem à infância, outras nos acompanham durante anos. Além de oferecer um produto ou serviço em sintonia com a necessidade do consumidor, as empresas trabalham para construir uma relação de fidelidade e mexer com a emoção do público.
Continua depois da publicidade
Por trás da cumplicidade, há muita criatividade, metodologias e conceitos para tentar desvendar os desejos dos consumidores.
A busca por novas informações é constante. E para ajudar aqueles que querem entender um pouco mais sobre o tema, três profissionais com atuações diferentes no mercado dão dicas de obras que podem ajudar nessa caminhada.
O livro: Brand Portfolio Strategy – Creating relevance, differentiation, energy, leverage and clarity
Autor: David A. Aaker
Continua depois da publicidade
Editora: Free Press
Nº de páginas: 348
Quem indica: Laura Garcia Miloski, diretora de Estratégia da Interbrand
O que achou
– O livro é essencial porque tem os principais conceitos da disciplina arquitetura de marcas, uma das mais desafiadoras do branding.
***
O livro: Branding: A Arte de Construir Marcas
Autor: Marcos Hiller
Editora: Trevisan Editora Universitária
Nº de páginas: 136
Quem indica: Fabiana Fornazari, coordenadora de Marca da Tigre S.A
O que achou
– Um livro sucinto e prático que proporciona uma leitura rápida e aborda cases atuais de marcas conhecidas. Mostra a preocupação cada vez maior das empresas em construir marcas fortes, através da disseminação de seus atributos intangíveis e valores. Uma associação real da teoria e prática que vale a leitura.
***
O livro: Design Thinking Brasil
Autor: Luis Alt; Tennyson Pinheiro
Editora: Elsevier – Campus
Nº de Páginas: 224
Quem indica: Nena Mir, Planejamento e Atendimento da ADD Comunicação
O que achou
– É um livro de fácil compreensão, porém com um conteúdo imenso. Um livro que deveria ser leitura obrigatória para líderes, gestores e empresários. A sensação que se tem quando se lê é que até que enfim alguém traz algo novo, surpreendente e de fácil aplicação no dia a dia das empresas. A cada página fui descobrindo um mundo diferente, um mundo que pode ser muito melhor.