Não é todo dia que surge a oportunidade de ficar frente a frente com um grande pensador, alguém que estuda e analisa temas que fazem parte da rotina das organizações.
Continua depois da publicidade
Durante a Expogestão, que ocorre entre os dias 14 e 17 deste mês, palestrantes nacionais e internacionais vão discutir, em Joinville, a gestão empresarial no mundo.
Para que você fique mais familiarizado com o pensamento de alguns deles, o caderno “Negócios&Cia.” destacou algumas das obras publicadas pelos palestrantes.
Um dos destaques está chegando agora ao mercado brasileiro. Durante a Expogestão, o consultor em liderança e performance Khoi Tu fará o lançamento nacional de seu mais recente livro, “Supertimes – os segredos de sete equipes vencedoras para um desempenho fora de série” (editora Companhia das Letras).
Continua depois da publicidade
“Toda organização, seja uma empresa ou uma ONG, sobrevive ou desaparece pela qualidade de seu trabalho em equipe”, relata o autor na obra.
Khoi Tu utiliza grandes organizações para dar exemplo. Uma delas é a escuderia Ferrari, que não ganhava um campeonato mundial de pilotos ou de construtores havia
quase 20 anos e, em 2002, protagonizou uma temporada emblemática.
O piloto Michael Schumacher subiu ao pódio em todas as corridas e conquistou o campeonato com seis rodadas de antecedência.
Continua depois da publicidade
“A predominância da Ferrari não foi alcançada de forma tranquila ou previsível. Foi conquistada a partir de uma visão audaciosa e de um plano mestre de formar um dream team que levou boa parte de uma década de esforços contínuos para se concretizar”,
explica Khoi Tu na obra.
A palestra do consultor na Expogestão acontece no último dia do evento, com o tema: como criar, inspirar e manter supertimes.

KHOI TU
Obra: “Supertimes – os segredos de sete equipes vencedoras para um desempenho fora de série”. Companhia das Letras, 2013.
Continua depois da publicidade
Resumo: Por meio de sete times, como Pixar, Rolling Stones e Ferrari, o autor explica quais são os segredos do sucesso no trabalho em equipe. Ele analisa sete fatores que
levam times a ter resultados sistematicamente extraordinários, emergindo ainda
mais fortes de crises inevitáveis.

CHARLES LEADBEATER
Obra (inglês): “We think – Mass inovation, not mass production: The Power of mass creativity”. Profile Books Ltd, 2009 (updated edition).
Resumo: O livro explora como a web está mudando o mundo, criando uma cultura em que nunca antes tantas pessoas puderam participar, compartilhar e colaborar com ideias e informações. Para o autor, isto torna a web uma potente plataforma para criatividade, inovação e o exercício da democracia.
Continua depois da publicidade

CLÓVIS DE BARROS FILHO
Obra escrita com Arthur Meucci: “A vida que vale a pena ser vivida. Editora Vozes, 2010.
Resumo: A obra explora que a vida é de cada um, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças, e que ninguém pode oferecer ao outro a chave de uma vida
boa porque a chave deve ser uma busca de quem vive, uma busca pessoal e livremente deliberada. A liberdade não garante uma vida boa, mas é condição necessária.

GILBERTO DIMENSTEIN
Obra: “O mistério das bolas de gude”. Editora: Papirus, 2006.
Resumo: Misto de investigação jornalística e diário de viagem, aborda a violência da invisibilidade e trata de personagens de diversas origens com um desejo em comum: o desejo de criar alternativas à desesperança vivida pelos que se encontram em
Continua depois da publicidade
situações de risco.