Enquanto ainda há pessoas acordando para se preparar para receber 2025, os habitantes do país Kiribati, na Oceania, já comemoraram a chegada do Ano Novo. Isso porque o lugar é o primeiro do mundo a se despedir de 2024, às 00h local (7h no horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Kiribati e a Nova Zelândia foram os primeiros países a celebrar a chegada do Ano Novo, às 7h e 8h no horário de Brasília, respectivamente, informou o portal G1. Fiji e Tuvalu também, às 9h. Na outra ponta, os últimos locais do mundo a celebrar o Réveillon serão as Ilhas Baker e Howland. Lá, a virada será às 9h do dia 1º, pelo horário de Brasília.
O arquipélago Kiribati é composto por 33 ilhas e atóis, divididos em três regiões: as Ilhas Gilbert, mais ao oeste, onde fica a capital Tarawa do Sul, as Ilhas Fênix, ao centro, e as Ilhas da Linha, ao leste, onde se encontra Kiritimati. O fuso horário chega a ser de 17 horas à frente do Brasil.
Não é Austrália: conheça o lugar no mundo que o Ano Novo chega primeiro
Continua depois da publicidade
Kiribati tem o dólar australiano como moeda oficial e o inglês e o I-Kiribati como idiomas. Além do pequeno país, Samoa, localizada no Pacífico Sul, também está entre os primeiros lugares a celebrar o Ano Novo. Os dois primeiros países insulares, localizados no Pacífico Central, são os primeiros lugares povoados do mundo a se despedirem de 2024.
Veja fotos
Leia também
Feliz Ano Novo 2025: Frases engraçadas para enviar aos colegas de trabalho
Os feriados prolongados em 2025 e os pontos facultativos do ano
Relembre hits de verão de 2024 e as músicas que podem estourar em 2025