Santa Catarina terá o “dia D” de vacinação contra a gripe A H1N1 neste sábado (04), com os postos de saúde abertos para atender a população das 8h às 17h. Desde o começo da campanha, em 10 de abril, menos de 20% do público-alvo tomou a dose da vacina no estado. Segundo os últimos boletins de saúde do estado, duas mortes foram confirmadas em 2019: uma mulher de 79 anos no último domingo (28), em Blumenau, e um homem de 52 anos no dia 5 de março, que era portador de diabetes.
Continua depois da publicidade
A meta é vacinar 90% de um público-alvo de mais de 1,9 milhão de pessoas até o próximo dia 31, dentro dos grupos considerados prioritários. São eles: crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhador da saúde; professores; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; portadores doenças crônicas; e condições especiais.
Confira o número de atendimentos
Florianópolis
Na Capital, cerca de 30% do público-alvo se vacinou. A meta inicial é atender a 140 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Palhoça
Até o momento apenas 16,68% se imunizou contra a doença no município. A meta é atender mais de 36 mil pessoas
São José
O município não tem números gerais atualizados. A diretoria de Vigilância Epidemiológica já aplicou mais de 1,7 mil doses da vacina em crianças de 6 meses à menores de 6 anos, além de imunizar cerda de 460 professores da rede municipal.
Além do atendimento nas unidades de saúde, também vão ser montados postos de vacinação nos shoppings Continente, Ideal e Itaguaçu, das 10h às 18h, com o objetivo de ampliar a imunização.