Mesmo com o partido declarando que não apoiaria nenhum dos candidatos restantes na disputa, os eleitores de Elson Pereira (PSOL) foram fundamentais para que a primeiro impossível e depois improvável virada de Angela Amin (PP) sobre Gean Loureiro (PMDB) se tornasse quase certa, na mais acirrada disputa de segundo turno da história recente de Florianópolis. Isso é o que mostra a análise dos números bairro a bairro da Capital na eleição de domingo, que deu a vitória ao peemedebista com diferença de apenas 1.153 votos.
Continua depois da publicidade
Gean manteve as amplas vantagens em bairros como Tapera, Rio Tavares, Ingleses, Rio Vermelho e Canasvieiras, conquistando maioria da preferência em 35 das 62 localidades — foram 50 vitórias sobre Angela no primeiro turno. Já as conquistas da pepista em relação a Gean saltaram de 12 para 27 bairros, sendo que quatro dos resultados mais expressivos dela vieram de redutos em que Elson ficou à frente na etapa inicial da corrida à prefeitura: Trindade, Córrego Grande, Lagoa da Conceição e Pantanal. A única localidade que o psolista levou no primeiro turno e, no segundo, preferiu Gean, foi o Porto da Lagoa.
Os extremos da Ilha, novamente, foram os fiéis da balança a favor do agora prefeito eleito. Vieram dos Ingleses, no Norte, e da Tapera, no Sul, as maiores diferenças em favor do peemedebista, superando os 3,4 mil votos em ambos os casos. O maior equilíbrio ocorreu graças a uma folga ampliada pela pepista no Centro, que viu os cerca de 2,6 mil votos a mais no primeiro turno se tornarem quase 8 mil votos de vantagem no segundo. Angela também recuperou espaço no Continente, Leste da Ilha e bairros nos arredores do Centro, além de melhorar o desempenho onde já tinha saído vitoriosa nessas regiões.
Os círculos em laranja representam os bairros com vitória de Gean e os em azul, os vencidos por Angela
Se a virada de Angela não se concretizou no total das urnas, em 12 bairros ela se tornou realidade. A candidata do PP reverteu as derrotas em Jurerê, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Monte Verde, Jardim Atlântico, Agronômica, Capoeiras, Estreito, Coloninha, Saco Grande, Abraão e José Mendes. Gean não conseguiu ultrapassar Angela em nenhuma das localidades que ela venceu no primeiro turno, e até chegou a perder força em pontos como Campeche, Ratones e Ribeirão da Ilha. Por outro lado, no Norte da Ilha ele alcançou mais de 70% dos votos válidos no Rio Vermelho, Capivari de Baixo, Ingleses e Vargem do Bom Jesus, o que foi decisivo para chegar ao comando do Executivo municipal.
Continua depois da publicidade
No levantamento de votos por bairro de Florianópolis, o Diário Catarinense usou os resultados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC). De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, a cidade foi dividida em 62 bairros.