A duplicação da rodovia BR-470 foi prometida em 9 de junho de 2011, pela então presidente Dilma Rousseff (PT), durante a inauguração de um condomínio residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, em Blumenau. As obras preveem a duplicação de 73,18 quilômetros de pista duplicada e são apontadas como uma das principais ações para reduzir o perigo e o número de mortes na rodovia, ao menos no trecho entre Navegantes e Indaial, onde a obra está em andamento.
Continua depois da publicidade
Para o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni, a duplicação dará mais segurança na rodovia, que consequentemente tende a reduzir a incidência de acidentes com mortes.
– A realidade é que colocando recursos conseguimos entregar a obra. A expectativa é concluir os quatro lotes de duplicação da rodovia, no trecho entre Navegantes e Indaial, até 2022 – afirma.
Os trabalhos que começaram em julho de 2013 – com obras nos dois primeiros lotes – tiveram pouco mais de nove quilômetros duplicados entregues, seis anos depois do início das obras.
Os primeiros oito quilômetros de pista nova liberados em junho deste ano, fazem parte do lote 2 de duplicação, do km 22 ao km 30, entre os municípios de Ilhota e Gaspar. Em agosto, 1.340 metros de pista duplicada também foram entregues no trecho que faz parte do lote 1, entre os kms 0,00 e 18,61, entre Navegantes e Ilhota.
Continua depois da publicidade
Confira a seguir como está a situação de cada lote de duplicação da BR-470 no trecho entre Navegantes e Indaial:
Lote 1: Km 0 ao Km 18,61, entre Navegantes e Ilhota
Estão sendo priorizados os serviços no trecho que liga a BR-101/SC ao Porto de Navegantes. Os recursos disponibilizados no orçamento de 2019 para a BR-470/SC possibilitarão apenas a continuidade de um ritmo lento de obras, muito abaixo da necessidade e capacidade de execução dos serviços contratados.
Considerando apenas os recursos já disponibilizados, será possível liberar 6,5 quilômetros de duplicação até o final deste ano.
Evolução: 44,7 % de conclusão
Lote 2: Km 18,61 ao Km 44,87, entre Ilhota e Gaspar
É o lote mais avançado da obra e segue com trabalhos na pista e em viadutos. Considerando apenas os recursos já disponibilizados, será possível liberar no total 14,5 quilômetros de duplicação até o final deste ano.
Continua depois da publicidade
Evolução: 75,1% de conclusão
Lote 3: Km 44,87 ao Km 57,78, entre Gaspar e Blumenau
O contrato foi reativado em 20 de março de 2018. Em dezembro de 2017, foram desapropriados 34 imóveis que viabilizaram o início das obras dos viadutos da Mafisa e Badenfurt. Considerando apenas os recursos já disponibilizados, será possível pavimentar quatro quilômetros de pista nova e concluir dois viadutos do complexo da Mafisa.
Evolução: 20,7% de conclusão
Lote 4: Km 57,78 ao Km 73,18, de Blumenau a Indaial
O contrato ainda não havia sido iniciado em função da necessidade de desapropriações, no trecho que é totalmente urbanizado. A ordem de início dos serviços foi expedida em 11 de abril de 2018 e se dispõe de R$ 60 milhões de restos a pagar para a obra.
Considerando apenas os recursos já disponibilizados, será possível pavimentar cinco quilômetros de pista nova e concluir três pontes.
Evolução: 11,5 % de conclusão
Fonte: Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade