A obra de duplicação da BR-470 começou em 2013. De lá para cá, porém, pouco evoluiu. Confira como estão os trabalhos, conforme dados do DNIT:

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Lote 1: do km 0,00 ao km 18,61, entre Navegantes e Ilhota

Consórcio diminuiu o ritmo após problemas internos e desconfiança sobre garantia de recursos para a obra, mas segundo o superintendente os serviços estão em andamento. Plano de entregar trecho já duplicado entre a BR-101 e o aeroporto agora é considerado pouco provável. A projeção é de que a conclusão destes quilômetros ocorra no início de 2019. Este ano devem ser aplicados cerca de R$ 70 milhões neste segmento.

Evolução: 40% de conclusão

Lote 2: do km 18,61 ao km 44,87, entre Ilhota e Gaspar

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É o lote mais avançado da obra e segue com obras na pista e em viadutos. DNIT espera liberar oito quilômetros duplicados até outubro e, de outubro a dezembro, trabalhar na revitalização da pista existente. Devem ser aplicados este ano cerca de R$ 68 milhões com verba do orçamento de 2018, com possibilidade de suplementação de recursos.

Evolução: 63,5% de conclusão

Lote 3: do km 44,87 ao km 57,78, entre Gaspar e Blumenau

Contrato reativado em 20 de março deste ano. Em dezembro de 2017, foram desapropriados 34 imóveis que viabilizaram o início das obras dos viadutos da Mafisa e Badenfurt. O primeiro está em execução, o segundo passará por mudanças no projeto a pedido da comunidade. O viaduto será feito com pilares em vez de paredes, o que vai permitir a criação de uma alça de retorno. Deverá ser aplicados este ano o valor existente de Restos a Pagar, de cerca de R$ 27 milhões.

Evolução: 8,28% de conclusão

Lote 4: do km 57,78 ao km 73,18, de Blumenau a Indaial

Contrato ainda não havia sido iniciado em função da necessidade de desapropriações. Segundo o superintendente, agora já há trabalhos de terraplanagem próximo à Havan e na próxima semana técnicos devem visitar proprietários de terrenos para que eles permitam o início dos trabalhos antes das indenizações. A Ordem de Início dos Serviços foi expedida em 11 de abril deste ano e se dispõe de R$ 60 milhões de Restos a Pagar para a obra.

Evolução: 1% de conclusão

Fonte: Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina

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