O fotógrafo Salmo Duarte, de “AN“, voltou nesta semana aos pontos nos quais registrou o drama da reação química de 24/9/2013 em São Francisco do Sul e captou os mesmos ângulos para dimensionar o que foram aqueles dias que pararam a cidade.
Continua depois da publicidade
>> Confira a página especial sobre a reação química em São Francisco
Na contramão da fuga
*Por Salmo Duarte
Continua depois da publicidade
Em duas décadas de trabalho como repórter-fotográfico, nunca vi nada parecido. Enquanto todos deixavam a cidade, tínhamos que seguir na direção contrária e nos aproximar dos fatos. Pensei ter ocorrido uma grande explosão, mas logo me dei conta de que não havia fogo nem vítimas.
Fiquei tão confuso quanto todas aquelas pessoas. Por um lado, era assustador tudo o que acontecia. Mas, por outro lado, tínhamos que trabalhar a altura para mostrar às pessoas um pouco daquilo que vimos lá. Alguns não acreditavam no que havia acontecido.
Por meio das imagens que fiz, muitos puderam se dar conta da proporção do evento. Vi minhas fotos circularem em todo o Brasil. Buscava ângulos diferentes, percebia do alto dos morros que o vento mudava de direção. Perguntava-me: se precisar, vamos correr para onde? Era preciso dar logo um fim àquilo, as pessoas tinham que voltar para casa.
Continua depois da publicidade
Por sorte, ficou constatado que a fumaça não era tão nociva. Pelo tanto de gente sem máscara, perdida, o resultado poderia ter sido pior. Se algum dia aquilo tudo se repetir, espero que as pessoas se protejam e busquem abrigo seguro. Até saber o tamanho do risco, quem pode prever?
Série de reportagens
Até quarta-feira, o jornal “A Notícia” e a RBS TV Joinville apresentam uma série de reportagens sobre a reação que levantou a coluna de fumaça sobre o litoral Norte, obrigou a evacuação em massa da ilha e mobilizou equipes de bombeiros, Samu, Defesa Civil e até do Exército e da Marinha.
ANTES E DEPOIS
Trabalho de bombeiros dentro do terreno do depósito
A imagem da BR-280 sendo tomada pela fumaça correu o mundo
Efeito causado pela fumaça quando baixou sobre o mar no bairro Paulas
Visão a partir da rua Marcílio Dias, no Centro de São Francisco do Sul