As principais cidades catarinenses reservaram a manhã deste sábado (7) para os tradicionais desfiles de Independência do Brasil. Em municípios como Florianópolis, Joinville e Chapecó, milhares de pessoas foram às ruas para acompanhar as apresentações cívicas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Florianópolis

Na Capital, o desfile começou por volta 9h na Beira-Mar Continental. A chegada do fogo simbólico deu início à celebração. O responsável por trazer a tocha foi o triatleta catarinense Igor Bertoli Meira. Esse ano, mais de 5 mil pessoas desfilaram no evento que celebrou os 202 anos da Independência do Brasil.

O governador Jorginho Mello marcou presença.

Na primeira parte do desfile, marcharam estudantes de todas as fases da rede pública de ensino da Grande Florianópolis. Na sequência, foi a vez das forças armadas e de segurança. Mais de 100 viaturas e veículos motorizados fecharam o desfile.

Continua depois da publicidade

Joinville

A Avenida Beira-Rio, no coração de Joinville, foi o palco do tradicional desfile neste 7 de Setembro. Centenas de famílias foram para a região acompanhar a apresentação, que começou por volta das 9h e se estendeu até as 11h. Ao todo, 30 instituições de ensino cruzaram a avenida, além das força de segurança.

Chapecó

Em Chapecó, o desfile começou por volta das 8h, e lotou a Avenida Getúlio Vargas para comemorar a Independência do Brasil. Ao todo, foram 30 grupos de se apresentando. Aproximadamente 3 mil pessoas desfilaram. A abertura feita por uma banda marcial composta por jovens estudantes.

Em seguida, foi a vez das escolas públicas, particulares e universidades. Passaram, também, pela avenida grupos de escoteiros. As forças de segurança fecharam o desfile, com a presença da Patromoria da Capitania dos Portos, da Marinha, e com o 4° Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército.

Continua depois da publicidade

Leia mais

FOTOS: Desfile de 7 de Setembro lota Rua XV de Novembro no Centro de Blumenau

Bebê morre atropelada na garagem do prédio onde morava em Santa Catarina

“Cyber Dog” é o novo superagente de segurança em cidade catarinense; veja fotos

SC admite falhas graves na barragem de Ituporanga e cita “situação crítica”