Recém-lançando pela ed. Alaúde o segundo livro da nutricionista catarinense Astrid Pfeiffer, Detox dia a dia, reúne mais de 70 receitas veganas e sem glúten.
Continua depois da publicidade
Selecionamos duas ideias que comprovam que dá pra conjugar sabor e saúde.
>> Confira entrevista com Astrid Pfeiffer sobre alimentação e dieta
Bobó de palmito
5 porções
Continua depois da publicidade
45 minutos
Ingredientes
1/3 de mandioca fresca (275 g)
5 minimorangas (300 g cada)
5 xícaras de água (1200 ml)
1 tomate médio (135 g)
¼ de pimentão vermelho médio (60 g)
2 colheres (sopa) de castanhas de caju sem sal (25 g)
4 colheres (sopa) de palmito pupunha (55 g)
1 vidro de leite de coco (200 g)
1 colher (sopa) de azeite de dendê (15 ml)
1 colher (chá) de sal (5 g)
coentro fresco picado a gosto
1 Descasque a mandioca e coloque em uma panela grande. Junte as minimorangas e cubra com a água. Cozinhe em fogo médio por 10 a 15 minutos, até a mandioca ficar macia.
2 Enquanto isso, corte o tomate e o pimentão em cubinhos, descartando as sementes. Pique as castanhas de caju e corte o palmito pupunha em fatias.
3 Assim que a mandioca estiver cozida, espere esfriar um pouco e coloque no liquidificador com o leite de coco. Bata até obter um creme e reserve.
4 Corte a parte superior das minimorangas abrindo uma tampa, e descarte as sementes. Retire um pouco da polpa com uma colher e reserve.
Continua depois da publicidade
5 Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e refogue o tomate e o pimentão. Adicione o creme de mandioca, o pupunha, a castanha, a polpa reservada e o sal. Misture bem e retire do fogo.
6 Recheie as moranguinhas com esse creme, salpicado com coentro, e sirva em seguida.
Sugestões
Espete as minimorangas com um garfo para ver se estão cozidas. Não podem ficar muito macias, para não se desmancharem na hora de rechear. Se preciso, retire-as da panela antes de terminar o cozimento da mandioca. Se o seu liquidificador é potente, pode bater todo o creme da receita de uma vez; caso contrário, bata em pequenas quantidades. Se nunca usou coentro fresco, coloque pouco, pois o gosto é marcante.
Saiba mais
O palmito pupunha é rico em fibras, que estimulam o funcionamento do intestino. Contém muita água, pouca gordura e calorias.
Ravióli de chia com abóbora
20 unidades pequenas
1 hora
Ingredientes
2 pedaços médios de abóbora (180 g)
1/3 de xícara de leite de coco (80 ml)
1 colher (sopa) de chia (10 g)
½ xícara de farinha de inhame (80 g)
1/3 de xícara de farinha de arroz integral (40 g)
1 colher (sopa) de óleo de coco (15 ml)
1 colher (chá) de sal (5 g), e mais para temperar a abóbora
1 Coloque a abóbora em uma panela, cubra com água e cozinhe por 20 a 25 minutos, até amolecer. Retire da água e amasse com um garfo, temperando com um pouco de sal.
Continua depois da publicidade
2 Aqueça o leite de coco até amornar. Desligue o fogo, junte a chia e espere alguns minutos até ela hidratar.
3 Coloque as farinhas, o óleo de coco e o sal em uma tigela. Junte o leite de coco com a chia e amasse bem até obter uma massa homogênea.
4 Espalhe um pouco de farinha de arroz na bancada. Abra a massa dentro de um saco plástico, usando um rolo para formar um retângulo fino.
5 Distribua colheradas do recheio da abóbora, deixando um espaço de dois dedos entre uma e outra. Feche a massa com cuidado, pois ela é frágil. Corte os raviólis e amasse as bordas com um garfo para fechar bem.
Continua depois da publicidade
6 Em uma panela grande com água fervente, coloque devagar os raviólis para cozinhar. Quando subirem à superfície, retire-os delicadamente com a escumadeira. Sirva quente, com o molho de sua preferência.
Saiba mais
A abóbora é rica em betacaroteno, nutriente responsável pela sua cor alaranjada, e ganha da cenoura em quantidade de luteína e zeaxantina, substâncias que protegem a pele dos raios ultravioleta e agem principalmente na saúde dos olhos.