Com as temperaturas mínimas recordes nesta época do ano em Santa Catarina, alguns optam por se agasalhar mesmo dentro de casa, outros correm para comprar aquecedores. Como a procura pelos aparelhos está intensa, catarinenses podem encontrar dificuldades para adquirir o produto. Porém há maneiras mais simples de aquecer o ambiente. Para a designer de interiores Marina Sá, há soluções práticas e que tornam os cômodos ainda mais aconchegantes:

Continua depois da publicidade

— São opções versáteis, que podem ser substituídas rapidamente quando o clima mudar, sem grandes custos e podendo retornar no próximo ano, tranquilamente — afirma.

Procura por aquecedores surpreende lojistas de SC

Veja quais as vantagens e preço médio de cada tipo de aquecedor

Continua depois da publicidade

Confira algumas dicas dos especialistas:

Feche as frestas

O vento costuma entrar pelas frestas das janelas e portas e isso contribui para o esfriamento do ambiente. Algumas lojas vendem plásticos ou calafetagem removível que solucionam o problema. Em alguns casos, colocar uma toalha embaixo da porta já resolve e bloqueia a passagem de ar. Esses detalhes são indispensáveis para manter a casa quente. Quando a temperatura externa for mais alta que a de dentro da casa, vale abrir as janelas, até para evitar a proliferação de vírus comuns nesta época, como o da gripe.

Cortinas

Uma dica simples é utilizar cortinas de banheiro sobre as janelas, pois elas ajudam a manter o ar frio fora e captam a luz solar, o que mantém o local quente. Para quem puder gastar um pouco mais, as cortinas grossas ajudam a manter a casa aquecida.

Quarta-feira é de sol entre nuvens em Santa Catarina

Sol

Ele precisa entrar em ambientes da casa, e isso pode não estar acontecendo por uma obstrução ocasionada por plantas ou móveis, por exemplo. É preciso cuidar para não colocar vasos de flores inclinadas contra as paredes que pegam sol ou ainda móveis que cubram as janelas.

Continua depois da publicidade

Lâmpadas e velas

A lâmpada incandescente libera até 95% da própria energia na forma de calor, por isso ter uma luminária ou abajour com lâmpadas amarelas perto da cama ou sofá aquece o ambiente. Não tem essa lâmpada? Velas podem ajudar a produzir calor, mas fique atento com o posicionamento delas e não vá dormir com elas acesas.

Confira mais notícias sobre o frio

Tecidos quentes

Esqueça aqueles tecidos frios e que refrescam. O ideal é trocar capas de almofadas e mantas nos sofás e utilizar itens decorativos de lã, tricô ou peles sintéticas que oferecem mais aconchego. Mantas no sofá e poltronas ou dobradas em um aparador como decoração também ajudam na sensação térmica.

Tapetes

Os tapetes ajudam a aquecer, evitando o contato com um piso mais frio, além de compor a decoração, harmonizando com os tecidos dos estofados e cortinas. Os modelos sintéticos e com menor altura são práticos para limpeza e tem boa durabilidade. Fique atento ao tamanho, evitando que a largura do tapete seja menor que a do sofá, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Leve um agasalho para doar em pontos de ônibus de Florianópolis

Pisos

Para quem ainda não escolheu o piso da casa, vale apostar no laminado, que além de ser prático para limpar, ajuda no aquecimento ao barrar a umidade. Se for na cor madeira melhor ainda. O sistema de piso aquecido pode ser opção para os locais mais frios e que sofrem no inverno.

Paredes

Usar pelo menos uma parede do ambiente com cores quentes, como as que puxam para o marrom ou vinho, também aquece. Os papéis de parede também são opção para bloquear um pouco o frio.

Evite

Muito cuidado com vasilhas ou objetos que contenham álcool para ser queimado, usados para aquecer ambientes. Eles queimam o oxigênio do ambiente, além de serem potenciais provocadores de incêndios.

Continua depois da publicidade

Fontes: Rafael Goelzer, diretor da fazenda de turismo rural e pedagógico Quinta da Estância, e Marina Sá, designer de interiores