Diante de rotinas atribuladas, é preciso facilitar a forma de manter a ordem no banheiro após o uso. Saiba que tudo começa com a organização adequada. Sugestões de profissionais contribuem para adequar os recursos disponíveis às necessidades da família. Tudo em benefício do conforto dos usuários.

Continua depois da publicidade

Além de ter área reduzida em relação aos demais cômodos da casa, o banheiro é um local que precisa concentrar uma variedade grande de acessórios e produtos. Para se tornar um ambiente versátil, prático e harmônico visualmente, a proposta de mobiliário e equipamentos requer atenção especial, como ressalta a arquiteta paulista Andréa Parreira.

– Existem objetos que não devem ficar à mostra, como os produtos de higiene. Se o banheiro for pequeno e não houver espaço para guardá-los, é aconselhável instalar armários sob medida abaixo da pia, atrás do espelho e até na parede do vaso sanitário – aconselha.

Uma série de itens ajuda a organizar e ao mesmo tempo decorar os banheiros, como toalheiro, prateleiras, nichos, papeleiros, kits de bancada para alocar sabonete em barra ou líquido, algodão e cesto de lixo. Entre os materiais mais adequados ao ambiente úmido, indica a profissional, estão aqueles feitos de vidro, acrílico, aço inox e porcelana.

– Porém, antes de escolher o material, é preciso avaliar o que combina com o restante da peça, para que cada objeto tenha consonância com os demais – recomenda Andréa.

Continua depois da publicidade

Além dos acessórios essenciais, acrescentar alguns mimos complementares tornam o espaço mais personalizado e convidativo.

– Um cesto com toalha de mão extra, além de útil, colabora. Também podem-se usar vasos com flores e velas perfumadas – diz.

Aromatizador, suporte de vidro para sabonete líquido e toalhas bem passadas são elementos que completam o visual caprichado. Nas áreas com banheiras, entram na decoração sais de banho, velas e espelhos.

Andréa ressalta que não há regras rígidas para decorar banheiros e lavabos. No entanto, é preciso avaliar o espaço, as necessidades e as rotinas dos usuários para tirar o melhor proveito das possibilidades da área.

Continua depois da publicidade