A menina dos olhos dos corações apaixonados é linda a qualquer hora. Não há um bom turista que se preze que não tira dezenas de fotos da Torre Eiffel durante a sua visita a Paris. Da última vez que estive na capital francesa, no verão europeu do ano passado, fiz cliques de todos os ângulos e lugares.
Continua depois da publicidade
Mas, além de muito encanto, ela também é motivo de bastante preocupação na hora de montar o itinerário da viagem. Os motivos para ter “dor de cabeça” ao pensar na visita costumam ser dois: o principal deles costuma ser a fila, mas há também o clima, fator decisivo nessa hora .
Antes da minha viagem, pesquisei bastante sobre horários e melhores formas de conseguir fazer o passeio sem estresse. Boa parte das informações mais úteis que encontrei estava no site Viaje na Viagem, do Ricardo Feire. No fim, não consegui aplicar bem o que aprendi, mas acabei tendo uma experiência inesquecível. Mas deixo a dica para quem está planejando a viagem.
Melhor hora
Continua depois da publicidade
Dia ou noite? Que tal os dois? Uma boa sugestão que achei na internet foi a de visitar a torre ao anoitecer. Assim, você consegue fotografar Paris de dia, vendo todos os pontos turísticos de forma bem clara, e ainda aproveita para curtir o romantismo da cidade acendendo as luzes. No timeanddate.com você confere o horário em que o sol se põe a cada dia.
Muuuita antecedência
A melhor informação que descobri sobre subir na Torre Eiffel é a de que você pode comprar ingressos com hora marcada – o mesmo tipo de entrada está disponível na Sagrada Família, em Barcelona, por exemplo, e funciona bem. Amei a dica e fui alertada sobre a necessidade de se comprar com antecedência. Só não imaginava que era tanta. Para se ter uma ideia, dei uma no dia 21 de abril e vi que os horários estão esgotados em julho. Tudo bem, é alta temporada, mas fica o alerta. Compre o ingresso antecipado com muuuuuita antecedência no site oficial.
Outra forma de fugir da fila é reservando mesa para jantar em um dos restaurantes da torre, mas o preço é proporcional ao benefício. Há alguns city tours, como o disponível no www.pariscityvision.com, que também incluem o ingresso.
Continua depois da publicidade
Clima
Você pode visitar três andares da torre, e o último deles é o que mais depende do tempo. Por isso, o ideal é comprar o ingresso até o segundo andar e apenas lá garantir o ticket para o mirante mais alto. Lá em cima tem um bar que vende espumantes. Confesso que nunca subi, mas os relatos de conhecidos é de que o lugar tem bastante vento, mesmo no verão. Já estive nos dois primeiros andares e recomendo muito subir na torre.