Com a chegada do verão, uma das maneiras de amenizar o calor é optar por roupas e calçados leves. Com isso, os pés ficam a mostra e precisam estar bem hidratados e saudáveis.

Continua depois da publicidade

A docente do curso de pedicure do Senac Canoas, Cristiane Santos, ensina que o ideal é ter cuidados específicos com essa parte do corpo, que nem sempre recebe a devida atenção, durante todo o ano.

A primeira dica da professora é o cuidado preventivo, com uma hidratação diária: a massagem com cremes específicos para pés é indispensável. Também se pode fazer esfoliações periódicas, uma vez por semana. A visita a um profissional especializado nesse tratamento também deve ser rotineira.

– O período ideal para fazer tratamento com a pedicure é a cada 15 dias. Nessa ocasião, será feito um trabalho de limpeza e higienização de forma correta, com corte de unhas, lixação, polimento, hidratação da pele e esmaltagem – avalia.

Para os cuidados feitos em casa, a docente faz um alerta: não é recomendado lixar os pés com frequência, pois esse processo retira uma camada superficial de pele, que faz o corpo entender que está sendo agredido.

Continua depois da publicidade

– Uma reação natural é a produção de agentes defensivos que resultam em uma pele grossa e ressecada – explica Cristiane.

Além disso, a profissional também recomenda deixar as unhas pelo menos um dia sem esmalte. Esse intervalo possibilita que as placas de queratina que formam a unha sejam renovadas com o oxigênio absorvido.

Para finalizar, a dica para aproveitar o verão é utilizar calçados confortáveis e que não causem atrito com a pele.

– O uso de calçados apertados ou desconfortáveis pode causar deformações, como calosidades excessivas na parte debaixo dos pés e em cima dos dedos – destaca a professora.

Continua depois da publicidade