O frio que se instalou em Santa Catarina nesta semana tem levado muitos turistas para a Serra de SC. Para poder aproveitar a viagem até os pontos mais altos do Estado, o DC separou algumas dicas. Confira:

Continua depois da publicidade

1 – Dê preferência para roupas que esquentem mais e lembre-se que precisará usar umas sobre as outras;

2 – Lembre-se de levar toucas ou gorros, luvas grossas e cachecóis;

3 – A pele fica muito ressecada facilmente em temperaturas baixas. Hidratante para as mãos e rosto ajudam a prevenir o ressecamento que pode causar feridas e até queimaduras;

Continua depois da publicidade

4 – Meias grossas e botas ajudam a manter os pés aquecidos. Não use tênis ou sapatos de salto fino, porque geada é gelo e quando derreter formará poças de água ou lama;

5 – Se possível, reserve hospedagem. Há cerca de 4 mil leitos nas cidades da Serra (metade deles em Lages) e a procura cresce muito em dias de frio, no inverno e durante os finais de semana;

6 – Caso a sua opção for dormir no carro, leve muitos cobertores, mas cuidado com o risco de sofrer hipotermia;

Continua depois da publicidade

7 – Seus planos incluem visitar lugares mais retirados? Então leve lanches prontos – sanduíches, biscoitos, garrafas térmicas e frutas cabem em uma pequena mochila;

8 – O comércio não está muito adaptado ao uso de cartões de crédito/débito. Leve cédulas de dinheiro por garantia;

9 – Rode sempre com tanque cheio no carro. A quantidade de postos e a distribuição deles não é regular e você pode acabar ficando sem ter como continuar a viagem por estar sem gasolina.

Continua depois da publicidade

10 – Não esqueça da câmera fotográfica e principalmente do carregador para as pilhas/bateria. Pode parecer simples, mas a quantidade de turistas que esquece de ter como recarregar a câmera é grande.

::: Bom Jardim da Serra registra -9.2ºC, a mais baixa do ano em SC

Urupema, onde fez -8,4ºC no amanhecer desta sexta-feira, dias de extremo frio combinados com feriados ou finais de semana, se transforma e os moradores começam a conviver com uma multidão diferente nas ruas.

Gente bonita e bem vestida, com carrões importados e passaportes carimbados em vários países, passou a frequentar Urupema. Além da geada e da neve, Urupema é palco de fenômenos como o sincelo e o congelamento natural de uma cachoeira aos pés do Morro das Antenas.

Continua depois da publicidade

Ruas limpas, cultura tradicionalista, comidas típicas, um rio que é um dos únicos habitats de truta – peixe que exige água limpa e gelada para viver – fora da América do Norte e uma praça – Manoel Pinto de Arruda – que é uma das mais belas da região, são outros atrativos para os turistas.

– O turismo não tem volta. Mas cada um tem que fazer a sua parte – diz o secretário de Turismo de Urupema, Angelo Stupp.

::: Mural: O que você acha que o governo poderia fazer para incrementar o turismo em Santa Catarina?