Os cabelos emborrachados são um pesadelo para quem usa tratamentos químicos. Essas mudanças na fibra capilar levam a quebras e à fragilização dos fios, causando o temido “corte químico”. Mas qual é a raiz do problema?
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
A especialista em queda de cabelo e alopecias Jack Alecrim explica que a principal causa de emborrachamento é o uso de tratamentos ou procedimentos químicos incompatíveis com os fios, “por exemplo, escovas progressivas, descolorações e relaxamentos. O risco de emborrachamento aumenta, no caso de químicas combinadas”, pontua ela.
Importância do teste de mecha
Segundo a profissional, o teste de mecha é muito eficiente para avaliar se os fios estão saudáveis o suficiente para passar por determinado procedimento químico e consegue também apontar se existe risco de incompatibilidade com algum procedimento previamente realizado no cabelo.
Continua depois da publicidade
“Vale lembrar que alguns tipos de química deixam resíduos nos fios por anos, por isso o profissional responsável deve sempre realizar o teste de mecha, para evitar surpresas desagradáveis durante o procedimento“, completa Jack.
Entenda como é a composição e a estrutura do cabelo
Passo a passo
O teste de mecha oferece segurança, previsibilidade e é simples de ser realizado. “O primeiro passo é separar uma mecha de cabelo; o ideal é que seja de uma região menos visível, como a nuca, por exemplo, para evitar que seja aparente algum dano que, porventura, possa ocorrer durante o teste”, explica a especialista.
O segundo passo é aplicar o produto a ser testado em toda a extensão da mecha, respeitando sempre a distância de um centímetro da raiz. “Em seguida, deve-se aguardar o tempo de pausa recomendado, sempre supervisionando pelo menos a cada 5 minutos a fim de identificar qualquer alteração indesejável nos fios”, diz a especialista.
Continua depois da publicidade
Caso ocorra alguma mudança negativa, o teste deve ser imediatamente interrompido, e os fios, higienizados. No caso de tudo ocorrer dentro do esperado, a mecha deve ser higienizada e avaliada em relação à resistência, coloração, penteabilidade e a presença de danos.
5 dicas para manter os cabelos lisos saudáveis
Desembaraço delicado e reposição de queratina
Jack Alecrim diz que os cuidados relacionados a fios emborrachados devem ser cautelosos ao desembaraçar as madeixas, já que eles são extremamente frágeis. “É necessário que se utilize um leave-in que auxilia na estabilidade das ligações capilares. Deve-se, também, realizar a reposição de queratina, sem provocar sobrecarga nos fios, uma vez que podem ficar demasiadamente rígidos, se quebrando com facilidade”, aponta a especialista. Por tal razão, a avaliação profissional é fundamental, pois é o tipo de dano que não dá para ser tratado com segurança em casa, segundo ela.
Reconstrução dos fios e nutrição
Além de realizar o procedimento de reconstrução dos fios, a nutrição é essencial para que eles não percam a sedosidade e a maleabilidade. “A hidratação vai dar o toque final e alinhar as cutículas, mas não consegue tratar com eficiência os danos no córtex da fibra capilar, que é o local mais afetado por esse tipo de dano”, finaliza Jack Alecrim.
Continua depois da publicidade
Portanto, visando garantir a saúde dos cabelos e evitar problemas como os fios emborrachados, é essencial contar com a supervisão de um profissional qualificado e tomar os cuidados necessários para manter a integridade dos cabelos.
Por Jose Atalide
Leia também
6 acessórios de cabelo para usar no inverno