A harmonização de cervejas com a riqueza dos sabores do Natal permite ótimas combinações, que garantem a presença da bebida nas festas de fim de ano.

Continua depois da publicidade

A Duvel, cerveja belga com 8.5% de álcool, possui notas frutadas cítricas que combinam muito bem com frutas secas e castanhas, além de ser uma ótima companhia para o panetone.

A Leffe Blonde é outra cerveja belga que combina bem com o Natal. Seu sabor frutado e levemente adocicado, com toques de especiarias, é uma boa opção para acompanhar o tender e o pernil.

Outra ótima opção para as carnes da ceia de natal é a Eisenbahn Pale Ale, que harmoniza muito bem com tender, lombo e cordeiro.

Continua depois da publicidade

Quem opta por pratos com frutos do mar pode acompanhá-los com cervejas de trigo, tanto as de estilo alemão como a Bierland Weizen, quanto as belgas como a Hoegaarden.

E a cerveja não fica de fora da sobremesa. Doces com chocolate e nozes harmonizam muito bem com cervejas escuras, com sabores torrados que lembram café e chocolate. A Eisenbahn Dunkel e a Saint Bier Stout são ótimas opções.

Já sobremesas com frutas como ameixas e amoras combinam com cervejas que possuem notas similares no seu perfil, como a Chimay Rouge, cerveja escura forte produzida na Bélgica por monges trapistas.

Continua depois da publicidade

Além de oferecerem ótimas combinações para o cardápio do natal, as cervejas também são ótimas opções de presente. Aproveite esta época do ano para descobrir e compartilhar novos sabores!