CHIESETTA ALPINA
Localizada no morro Boa Vista, a Chiesetta é a opção para quem gosta de natureza e uma linda vista. Inaugurada em 2014, a réplica da Igreja de São Simão Apóstolo, construída no século 9 na Província de Belluno, na Itália, de onde saiu grande parte dos imigrantes que colonizaram Jaraguá, tornou-se importante ponto turístico. Está situada numa altitude de 570 metros acima do nível do mar.
Continua depois da publicidade
QUANDO: aberta para visitação de manhã e à tarde.
ONDE: morro Boa Vista.
QUANTO: gratuito.
Continua depois da publicidade
MUSEU WEG
O Museu WEG é uma boa opção para quem gosta de ciência e de tecnologia. O espaço foi criado em 2003 no prédio que abrigou a primeira sede da multinacional. No local, o visitante pode conhecer os processos geradores de energia e as aplicações possíveis no cotidiano das cidades. Quem visitar o museu poderá também conhecer os mais de 50 anos de história da WEG.
QUANDO: de terça a domingo, das 10h às 18h.
ONDE: avenida Getúlio Vargas, 667, Centro.
QUANTO: gratuito.
SCAR
A Sociedade Cultura Artística (Scar) é onde acontecem os grandes eventos culturais da cidade. O prédio tem seis andares em uma área de mil metros quadrados. São seis espaços multiúso, o maior conta com capacidade para 946 pessoas. A Scar mantém uma escola de artes com mil alunos. São oferecidos 23 cursos de artes, dança, música e teatro. No acervo, tem 302 instrumentos.
QUANDO: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 12h.
ONDE: rua Jorge Czerniewicz, 160.
ARENA JARAGUÁ
A Arena Jaraguá é a casa dos esportes e dos grandes eventos de Jaraguá do Sul. Com 20 mil metros quadrados de área e capacidade para receber 15 mil pessoas (6.500 sentadas), o local recebe jogos, shows, feiras e congressos durante todo o ano. O espaço foi construído sobre um antigo aterro da cidade e inaugurado em 2007. Desde então, se tornou a casa do Jaraguá Futsal para a disputa da Liga Nacional e do campeonato estadual. Foi o ginásio que proporcionou a Jaraguá ser a primeira cidade do interior a receber uma edição do UFC, em 2013.
ONDE: rua Gustavo Hagedorn, 636, bairro Nova Brasília.
PARQUE MALWEE
O Parque Malwee foi inaugurado em 1978 e conta com 1,5 milhão de metros quadrados de área preservada. São mais de 35 mil árvores, 17 lagoas e 133 espécies de aves catalogadas, entre outras espécies da fauna e da flora. Há trilhas para serem feitas a pé, de bicicleta ou de carro, e um labirinto de plantas.
Continua depois da publicidade
QUANDO: aberto diariamente, das 7h às 22h.
ONDE: rua Wolfgang Weege, 770.
QUANTO: gratuito.
ESTÁDIO JOÃO MARCATTO
O Estádio João Marcatto é a casa do Juventus, time mais tradicional de Jaraguá. O clube, fundado em 1966, atualmente disputa a Série B do Campeonato Catarinense, mas figurou por 14 vezes na Primeira Divisão. É conhecido carinhosamente como Moleque Travesso e também já teve participações na Série C do Brasileiro. Tem capacidade para 8 mil torcedores.
ONDE: rua Matias José Martins, 337, bairro Jaraguá Esquerdo.
CASA RUX
A Casa Rux foi construída pelo imigrante Augusto Rux, em 1915, quando chegou da Alemanha. Hoje, a quinta geração da família mora na residência, que foi restaurada em 2015. O bairro Rio da Luz, onde a casa está localizada, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.
ONDE: rua Ervin Rux, 856, Rio da Luz.
PARQUE DA SCHÜTZENFEST
O Parque Municipal de Eventos é onde acontece a Schützenfest, evento mais tradicional de Jaraguá. Também conhecida como Festa dos Atiradores, ela é realizada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu e pela Fundação Cultural. A festa é uma tradição trazida da Alemanha pelos imigrantes.
QUANDO: 8 a 18 novembro.
ONDE: Parque Municipal de Eventos ? rua Walter Marquardt na Barra do Rio Molha.
QUANTO: valores ainda serão definidos.
SALÃO BARG
As sociedades de tiro são muito tradicionais em Jaraguá do Sul desde o início do século 20. A mais antiga e ainda em atividade é a Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz ? Salão Barg, fundada em 1915. O local sempre manteve a arquitetura original. Recebe eventos durante todo o ano, com destaque para as cinco edições anuais da Noite de Sopas e Cremes, além da Immigrantenkönigsfest. O salão também é alugado para festas. Na sede, há dois estandes de tiro, um de chumbinho e outro de seta.
Continua depois da publicidade
ONDE: rua Eurico Duwe, 1.709, no Rio da Luz.
MUSEU DA PAZ
O Museu da Paz apresenta a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, representado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Foi a maior operação de guerra em que o país esteve envolvido até hoje. São mais de 300 peças, entre originais da FEB e outras usadas por diversos países envolvidos no conflito.
QUANDO: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Sábados, das 8h30 às 12h30.
ONDE: avenida Getúlio Vargas, 405 – Centro.
QUANTO: gratuito.