Dezembro é o mês das festas e celebrações, entre amigos, família e colegas de trabalho. Nas empresas, as comemorações de final de ano vão além da integração, são também um momento de conhecimento e observação que envolve gestores e funcionários. Justamente por isso, a "festa da firma" pode ser encarada como um evento de descontração, mas que exige atenção e dosagem certa para evitar embaraços que possam prejudicar o colaborador enquanto profissional.

Continua depois da publicidade

O "AN" elaborou uma série de orientações para que você não cometa excessos e aproveite a confraternização com responsabilidade, seguindo colaboração da psicóloga Ana Elisa Pillon, especialista em gestão de RH da UniSociesc de Joinville. Confira as dicas e boa festa:

1. Aceite o convite

Se você foi convidado a comparecer à confraternização do seu trabalho, você deve aceitar o convite, sim, mesmo que não seja costumeiro ou em um ambiente diferente daquele que você está acostumado a frequentar. Esse aceite é bem-vindo até para que outras pessoas da empresa o conheçam melhor.

2. Entenda o significado da data

Continua depois da publicidade

Tenha a ciência de que essa é uma festa, porém é também um encontro com o objetivo principal de integração, ou seja, trata-se de uma confraternização. Então aproveite, mas com ‘bom senso’ e sem excessos.

3. Participe do Amigo secreto

Além de aceitar o convite, se houver, é válido participar do amigo oculto, primeiro porque seu sentido principal é a integração. Além disso, o valor geralmente é simbólico e a atividade tem como objetivo a socialização. Este também é o momento ideal para que você possa conhecer pessoas de outros setores, por exemplo, e ampliar seu leque de contatos pessoais e profissionais.

4. Atenção para o Dress Code

Um dos fatores básicos após receber o convite e talvez um dos mais importantes é a escolha do que vestir para a ocasião. Usar uma roupa adequada para o perfil da empresa e da confraternização é o ideal. Lembre-se do dito "uma roupa discreta adequada à ocasião, cabe a qualquer situação". Na dúvida, é interessante consultar gentilmente seu superior quanto a vestimenta indicada.

5. Seja cordial

Não fique condicionado apenas ao seu círculo de amizades ou equipe de trabalho, seja cordial com todos e procure socializar quanto mais possível.

Continua depois da publicidade

6. Cuide com as opiniões

Não promova polêmicas desnecessárias, tenha cuidado nos temas a serem discutidos. Evite abordar ou expor opiniões sobre questões que possam causar divergências, como política e relações afetivas, por exemplo. Converse assuntos neutros e jamais cobre uma atividade de trabalho a quem quer que seja no ambiente de integração. O foco é a integração entre os pares e a direção da empresa.

7. Divirta-se, com cautela

Suas atitudes estarão em evidência, por isso evite escorregadas. O foco é a integração, não os excessos. Lembre-se de que está sendo observado e a festa serve como um processo de conhecimento de todas as partes, inclusive de quem está na área de gestão. O ideal é agir de acordo com o que se quer que as pessoas pensem sobre quem você é. Então, seja você, mas entenda de que está numa extensão da área do seu trabalho.

8. Vale registrar a festa, com prudência

Aproveite o momento e registre a integração com todo o grupo que está participando da comemoração. Em caso de postagem em redes pessoais, escolha postar com toda a equipe e pode citar por exemplo que está “comemorando os ótimos resultados do ano”. No entanto, cuide com as situações que pretende postar.

9. Prefira não flertar

Em caso de encontrar um (a) paquera, um papelzinho passado sem que ninguém perceba até poderia acontecer, mas não pode passar disso. Este é um ambiente de integração e não é o local nem a hora ideal para flertar ou para começar um relacionamento. O objetivo é aproveitar para que todos conheçam melhor você, inclusive o gestor de RH, principalmente porque hoje o mercado está em busca cada vez maior por quem tem potencial para crescimento.

Continua depois da publicidade

10. Saiba quando partir

Não é elegante ser o último convidado a deixar a festa, também prefira não sair do local na companhia de um gestor porque pode gerar impressões erradas. Quando começar a sair um grande número de pessoas, perceba que talvez seja o melhor momento para você também encerrar sua participação.