Até o próximo dia 29, serão testados gratuitamente 3 mil pessoas de baixa renda em São José. Os exames que serão utilizados são o RT-PCR, aqueles considerados mais eficazes para confirmar o coronavírus ativo.
Continua depois da publicidade
O projeto foi realizado pelo Movimento Floripa Sustentável, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e startup BiomeHub, a fornecedora dos testes. O trabalho é feito junto às prefeituras das quatro cidades mais populosas da Grande Florianópolis.
Segundo Luiz Felipe Oliveira, CEO da BiomeHub, o foco do estudo são as pessoas assintomáticas dessas comunidades. A estratégia é a análise dentro de grupos que, muitas vezes, são os que acabam propagando o vírus “de forma mais silenciosa”.
Ainda de acordo com o representante da startup, as testagens para covid-19 ocorrem em pontos onde há uma concentração de pessoas em vulnerabilidade social. Os interessados devem ir até os locais de coleta, apresentando a carteira de identidade.
> Painel do Coronavírus mostra a evolução da pandemia em SC
Continua depois da publicidade
As ações para os testes em Florianópolis (para 2 mil testes), Palhoça (1 mil) e Biguaçu (1 mil) ainda não têm o cronograma definido.
Confira datas e locais para os testes em São José:
Terça (20/10) – CRAS Colônia Santana, Rua Engelberto Koerich, s/nº
Quinta (22/10) – ao lado do CRAS Areias, na Avenida das Torres
Segunda (26/10) – em frente ao Ginásio de Esportes do Jardim Zanellato, na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, bairro Serraria
Terça (27/10) – ao lado da Praça do CEU, na Rua Eduardo Mikulskii, 124, bairro Ipiranga
Quinta (29/10) – em frente ao CEM Vila Formosa, na Rua Airton Senna da Silva, bairro Forquilhas
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista com Luiz Felipe Olveira, CEO da BiomeHub, para a CBN Diário: