Talvez a principal marca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja a proximidade das questões com o cotidiano dos estudantes. Uma característica que reforça essa relação é um uso constante de imagens nas provas. Desconsiderando gráficos, vetores, estruturas químicas, figuras geométricas e outros recursos visuais comuns também em vestibulares tradicionais, cerca de 20% das questões da edição do ano passado tinham fotos, charges, tiras, pinturas ou peças publicitárias.

Continua depois da publicidade

:: Como ler imagens no Enem

Selecionamos três questões que se utilizam de imagens para relacionar conteúdos diferentes. Confira a questão 104 do caderno cinza do Enem 2012 e, abaixo, a solução e dicas para o candidato:

SANZIO, R. (1483-1520) – A mulher com o unicórnio. Roma, Galleria Borghese. Crédito: Reprodução

LXXVIII (Camões, 1525?-1580)

Continua depois da publicidade

Leda serenidade deleitosa,

Que representa em terra um paraíso;

Entre rubis e perlas doce riso;

Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa;

Presença moderada e graciosa,

Onde ensinando estão despejo e siso

Que se pode por arte e por aviso,

Como por natureza, ser fermosa;

Fala de quem a morte e a vida pende,

Rara, suave; enfi m, Senhora, vossa;

Repouso nela alegre e comedido:

Estas as armas são com que me rende

E me cativa Amor; mas não que possa

Despojar-me da glória de rendido.

(CAMÕES, L. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008)

Questão: A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos:

A) apresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema.

B) valorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoal e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema.

C) apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema.

Continua depois da publicidade

D) desprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema.

E) apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema.

Resposta correta: C

Onde a figura mostra a resposta?

A mulher está no centro da tela, com o fundo esfumaçado, e tem uma expressão contida, que lembra a serenidade, mencionada no poema de Camões. O aluno precisava relacionar os adjetivos do texto à imagem da mulher na pintura.

O que era preciso saber?

O classicismo busca a valorização do homem, colocando-o como centro do mundo, e associa a beleza feminina ao equilíbrio entre razão e emoção.

Continua depois da publicidade