Com a chegada de fevereiro, vem a expectativa de como será o feriado de Carnaval em Santa Catarina mesmo com o cancelamento da festa devido a Covid-19. Em Florianópolis, a prefeitura definiu que a data será ponto facultativo. A decisão vale para os dias 28 de fevereiro, 1º de março e 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, até 14h. Já em Joinville, por exemplo, o ponto facultativo foi revogado. As informações são do G1 SC.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A prefeitura da capital disse em nota que “não irá apoiar nenhum evento de carnaval nem disponibilizar estrutura para festas de rua. Também não serão autorizadas festas em espaço público”.
Em janeiro, a programação dos blocos de rua e desfiles das escolas de samba foi cancelada. Nas redes sociais, o prefeito Gean Loureiro (DEM) disse que “a Prefeitura não vai promover grandes eventos neste momento de incertezas sobre a pandemia e emergências públicas e privadas com muita pressão de atendimento”.
No último ano, a prefeitura cancelou o recesso de Carnaval do servidor público. Na época, a medida foi tomada em função da suspensão das festas na cidade e a necessidade para que os serviços ficassem disponíveis para a realização da vacinação e dos atendimentos à população.
Continua depois da publicidade
SC prevê recesso para servidores da educação
De acordo com o calendário de 2022, divulgado pelo Governo de Santa Catarina, haverá recesso de Carvaval e feriado aos servidores estaduais da educação. A “folga” ocorrerá entre segunda-feira (28) e terça-feira (1º), quando é o feriado.
Já em Joinville, no Norte do Estado, a prefeitura revogou o ponto facultativo dos servidores municipais, que estava previsto para os dias 28 de fevereiro e 1º de março. A medida foi publicada em 25 de janeiro, no Diário Oficial.
A administração municipal alega que o avanço da Covid-19 e a quantidade de casos ativos na cidade levou ao cancelamento da progração do Carnaval 2022.
A mesma medida foi adotada, mas revogada pela Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, e os dias 28 de fevereiro e 1º de março serão ponto facultativo no município.
Continua depois da publicidade
Em Lages e Chapecó as prefeituras também adediram ao ponto facultativo. Já em Criciúma, no Sul, a prefeitura manteve o recesso dos servidores no dia 28 de fevereiro.
Casos ativos continuam acima dos 60 mil
Um dos motivos para o cancelamento da programação de carnaval em Santa Catarina é o avanço da pandemia, principalmente nas últimas semanas. Segundo dados do Painel do Coronavírus, do NSC Total, nesta segunda-feira o Estado tinha 66.569 casos ativos, ou seja, pacientes ainda em tratamento do vírus, em 291 municípios.
Desde o início da pandemia, 1.442.511 casos foram confirmados no Estado. Em relação as mortes, são 20.579.
Leia também:
Bairro de Joinville tem mais de 1 mil casos ativos de Covid; veja lista completa
Continua depois da publicidade
Vacinação com dose de reforço contra a Covid deixa SC na 13º posição do ranking
Sobe para 15 o número de regiões de SC em risco alto para a Covid