Figueirense e Botafogo entram em campo nesta quarta-feira em um importante momento do Campeonato Brasileiro para os dois lados. O time catarinense, após vencer o Internacional no último domingo, quer embalar, subir na tabela e conquistar a primeira vitória longe de casa no torneio. Já a equipe carioca precisa de uma recuperação para tentar respirar e deixar a zona de rebaixamento. A partida será em Juiz de Fora, Minas Gerais, a partir das 21h. Atualmente, o Figueirense está em melhor fase do que o adversário. Ocupa a 12ª posição na tabela de classificação, com 12 pontos. Já o Fogão soma oito pontos, no 18º lugar, dentro do Z-4.
Continua depois da publicidade
Os dois alvinegros possuem uma rivalidade peculiar, com vantagem para o Furacão. Em 20 disputas na Série A, o Figueira venceu 10 vezes, empatou seis e perdeu quatro. Mas, os principais duelos entre os dois times não foram pelo Brasileirão, e, sim, pela Copa do Brasil, com pequena vantagem também para o time de Florianópolis: são seis jogos, com três vitórias catarinenses contra duas dos cariocas e um empate.
A rivalidade entre as equipes começou a ganhar força em 2007, quando o Furacão eliminou o Fogão e foi às finais da Copa do Brasil, mas o título daquele ano acabou ficando com o Fluminense. Em 2013, foi a vez dos cariocas darem o troco. No Scarpelli, o Botafogo eliminou o Figueirense nos pênaltis, na terceira fase da competição. Ano passado, melhor de novo para o Furacão, que eliminou o adversário com um gol no último minuto, no Engenhão.
O Furacão quer aproveitar o bom retrospecto para sair de Minas Gerais com três pontos na bagagem, apesar de dois desfalques importantes. O técnico Vinícius Eutrópio não poderá contar com o atacante Rafael Moura e com o volante Elicarlos. Os dois foram poupados pelo departamento médico.
Sem He-Man, uma das esperanças no ataque será o atacante Lins, titular na vitória sobre o Inter no domingo
Continua depois da publicidade
Ficha técnica
Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton; Bruno Silva, Yaca e Gegê; Neilton e Ribamar.
Figueirense: Gatito Fernández (Thiago Rodrigues); Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Jackson Caucaia, Ferrugem, Bady; Dudu, Ermel e Lins. Técnico: Vinícius Eutrópio.
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira, auxiliado por Pablo Almeida da Costa e Marconi Helbert Vieira (trio de MG).
Horário: 21h desta quarta-feira.
Local: Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG).