Das 20h05min de 10 de junho e 10h27min informamos que a Escola de Educação Básica Victor Konder as atividades nesta quinta-feira. Na verdade, segundo o Sinte, havia possibiliade de paralisação. O texto foi corrigido.
Continua depois da publicidade
O Dia Nacional de Luta em Blumenau terá manifestações a partir das 9h desta quinta-feira. A concentração para o manifesto começa na Praça Viktor Konder, em frente a Prefeitura de Blumenau.
Após pronunciamentos de representantes dos sindicatos, por volta das 11h, o grupo de manifestantes deve seguir pelas ruas Amadeu da Luz e 7 de Setembro. O retorno deve ocorrer pelas ruas Padre Jacobs e 15 de Novembro.
Abaixo, confira que setores podem ser afetados pelas manifestações do Dia Nacional de Luta em Blumenau:
Continua depois da publicidade
Bancos
Há possibilidade de que as agências da região central permaneçam fechadas no período da manhã, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Blumenau, Leandro Spezia. Segundo Spezia, o atendimento deve se normalizar com o fim da passeata pelas ruas do Centro.
Saúde
A expectativa do Sintraseb é de que não haja adesão de todos funcionários públicos, com isso, deve se manter pelo menos 30% do pessoal atendendo o público nos serviços de saúde. Através de assessoria de imprensa, o Hospital Santo Antônio declarou que não haverá alteração no atendimento. Já a prefeitura, alega que o atendimento seguirá normalmente nas unidades de saúde da rede municipal e que funcionários que não comparecerem ao trabalho terão o dia descontado.
Escolas estaduais e municipais
De acordo com o Sintraseb, boa parte das escolas e centros de educação infantil da rede municipal já comunicaram os pais da suspensão das aulas nesta quinta-feira. A prefeitura reitera o funcionamento normal das unidades. Na rede estadual de ensino, a previsão do Sinte é de que não haja aulas em pelo menos metade das unidades: entre estas escolas, estão a Apae, Escola de Educação Básica Pedro II e a Escola de Educação Básica Adolfo Konder.
Continua depois da publicidade
Escolas particulares
Segundo o presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares nas Escolas Particulares de Blumenau e Região (Simpabre), Ademir Maçaneiro, a federação que orienta a entidade não emitiu orientação oficial. Portanto, os funcionários devem seguir os trabalhos e manter as aulas normalmente.
Ônibus
Segundo o Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), os ônibus circularão até às 9h, quando motoristas e cobradores devem parar para participar das manifestações no Centro da Cidade. Os ônibus devem voltar a circular após a passeata. A expectativa do Sindetranscol é de 95% dos 1300 trabalhadores da categoria participem do protesto.
Furb
Segundo a Reitoria, todas as atividades da universidade, incluindo aulas da Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi), estão mantidas. Pela possibilidade de não haver transporte público disponível, a universidade apenas adiou apenas a Mostra Enerbio, evento sobre energia de transformação, prevista para esta quinta e sexta-feira, foi adiada devido à mobilização nacional prevista para esta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Comércio
O Sindicado dos Comerciários orientou os associados a participar do movimento. No entanto, o comércio deve funcionar em horário normal segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, com a recomendação apenas para os proprietários ficarem atentos em caso de baderna durante o protesto.
Indústrias
O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau (Sintrafite) aderiu ao movimento, mas não tem estimativa de quantos associacidos participarão. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Blumenau (Siticom) também orientou associados a participarem do dia de protestos, mas acreditam que a adesão será pequena.