Duas pessoas foram detidas – uma do Movimento Passe Livre e outra da Frente de Luta pelo Transporte – depois de os manifestantes entrarem em conflito com a Polícia Militar por volta das 18h, e foram soltas após prestar depoimento na 1ª DP. O embate aconteceu quando a PM entrou em ação para impedir que o catracaço continuasse no Terminal de Integração do Centro (Ticen), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as manifestações em todo o Estado
O catracaço
Continua depois da publicidade
Segundo Rodrigo Chagas, manifestante da Frente de Luta pelo Transporte, o conflito entre a Polícia Militar (PM) e o grupo iniciou quando uma mulher grávida tentou entrar no Ticen sem pagar por volta das 18h: ela não tinha condições de pular a catraca e tentou acessar o terminal pela lateral.
O catracaço acontecia desde as 17h20min e, logo no início, a PM entrou em um pequeno conflito para impedir. Em sequência, uma grade foi aberta pelo movimento que começou a entrar no terminal em massa. A PM cedeu por alguns minutos, mas depois começou a pressionar para que manifestantes parassem com o ato. Nesse momento é que as duas pessoas foram detidas.
O início da manifestação em Florianópolis
Depois de ocupar uma das pistas da Ponte Pedro Ivo Campos, na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis, e participar de uma palestra sobre fator previdenciário, os servidores do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) iniciaram o ato geral na Praça Tancredo Neves às 13h, no Centro da Capital.
Continua depois da publicidade
Por volta das 13h20min, alguns manifestantes do Movimento Passe Livre começam a chegar ao local e se juntaram aos trabalhadores em greve.
Às 15h, a Polícia Militar divulgou que 1.500 manifestantes estavam no Centro de Florianópolis, e o protesto passou pelas principais ruas e pontos da cidade: avenida Hercílio Luz, rua João Pinto, prédio da prefeitura, rua Tenente Silveira, praça Tancredo Neves, rua Álvaro de Carvalho, prédio da Secretaria de Saúde, avenida Rio Branco, Rua Esteves Júnior, av. Presidente Coutinho, av. Othom Gama D’Eça.
Pouco depois das 16h30min, o grupo chegou ao Terminal de Integração do Centro (Ticen).
Paralisação do transporte coletivo
Os ônibus que saiam do Terminal de Integração do Centro (Ticen) deixaram de circular na Capital a partir das 14h30min até às 16h. O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano reivindicou pela melhoria do sistema previdenciário e a revisão da jornada de trabalho.
Continua depois da publicidade
BR-101 em Itajaí, Laguna e Imbituba
Os dois sentidos da BR-101 foram bloqueados no Km 124 próximo ao viaduto de acesso à Rodovia Jorge Lacerda, em Itajaí, às 15h30min. Membros de 12 entidades sindicais da cidade protestam pelo fim do fator previdenciário, reforma agrária, destinação de 10% do orçamento da União pra saúde e 10% do PIB para educação. A pista foi liberada às 16h.
A BR-101 em Laguna na Ponte de Cabeçudas foi fechada por volta das 14h30min nos dois sentidos por cerca de 150 manifestantes. O trânsito ficou interrompido até às 16h30min, quando as pistas foram liberadas.
Outra manifestação fechou a BR-101 em Imbituba às 16h30min. A pista foi liberada às 17h20min.
Cidades do Norte do Estado, da Serra Catarinense, Chapecó e Laguna também participam do ato em diferentes horários.
Continua depois da publicidade
O início da greve geral em Santa Catarina

