Ingredientes:
? 2 kg de joelhos de porco
? 1 kg de banha suína
? 3 cebolas grandes
? 2 cabeças de alho grandes
Continua depois da publicidade
? 50g de alho poró
? 1 maço de alecrim
? Louro
? Sal grosso
Acompanhamentos:
? 1 kg de batata inglesa
? 1 ovo
? Gergelim
? 500 ml de leite
? Noz moscada
? 50g de manteiga
? 500g de chucrute
(repolho roxo em conserva)
Modo de preparo:
? Tempere os joelhos de porco com o sal, o louro, o alho, a cebola e o alho poró (todos cortados em tamanho pequeno). Deixe descansar na geladeira por 24 horas. Retire da geladeira, lave e seque bem os joelhos de porco. Em seguida, o joelho de porco será ?confitado?, será cozido em gordura suína e em fogo baixo (60° C) por aproximadamente 3 horas. Importante: o fogo deve ser baixo, pois a gordura suína não deve ferver!
? Após o cozimento da carne, retire-a da panela e deixe escorrer bem o excesso de gordura. Em seguida, leve os joelhos de porco ao forno pré-aquecido (220°C) e com o dourador ligado. Aguarde até que a pele do joelho de porco comece a ?pururucar? (ficar bem dourada e crocante).
? Para o preparo das batatas, descasque-as e faça um corte na horizontal (cortando-as ao meio). Disponha as batatas em uma forma com a parte reta para baixo. Adicione o leite até cobrir metade das batatas. Na parte superior das batatas (não cobertas pelo leite), pincele-as com um ovo e, em seguida, adicione o gergelim, a noz moscada e o sal. Asse em forno médio (180°C), com o dourador ligado, até as batatas ficarem macias e criarem uma casquinha dourada em cima.
? Sirva o Eisbein com as batatas ainda quentes e adicione o chucrute. E está pronto um típico e saboroso prato alemão!
Continua depois da publicidade