Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis, o Berbigão do Boca tradicionalmente acontece uma semana antes do Carnaval para avisar os foliões que a folia vai começar. Além de preservar a cultura do Carnaval de rua, o Berbigão abre espaço para gastronomia local. O festival gastronômico criado há 14 anos, busca valorizar o molusco que dá nome para a festa.
Continua depois da publicidade
— O berbigão era muito valorizado na Itália, famoso vongolê. E por que aqui não era? Eu fui resgatar isso. Com o concurso o berbigão ganhou o destaque que ele merece e a cada ano é uma surpresa pela qualidade dos pratos — diz Beto Barreiros, um dos fundadores do Berbigão do Boca e também do festival.
Os 12 pratos inscritos foram avaliados por um júri técnico composto por três profissionais do Senac e outros três convidados pela diretoria do Berbigão. Um júri popular, com três pessoas convidadas, elegeu separadamente os seus melhores pratos.
O casal Alessandra e Bruno Veloso foram os vencedores desta edição com a receita de Cestinha de Berbigão, coincidentemente foram eleitos como o melhor prato pelo júri técnico e popular. Os quesitos avaliados foram apresentação, ingrediente e sabor.
O prato vencedor é uma adaptação, segundo Alessandra, a receita original era com camarão, mas foi adaptada para o festival.
Continua depois da publicidade
— Essa receita é originalmente feita com camarão, mas realizamos uma adaptação e colocamos o berbigão. E deu certo. Agora merecemos o manécard — brincou Alessandra, que não é catarinense, mas mora em Florianópolis há 12 anos.
Cestinha de Berbigão
Ingredientes:
1kg de berbigao
2 pacotes de massa para pastel
2 potes de creme de queijo, tipo Philadelphia
2 cebolas
1 alho
350gr de azeitonas picadas sem caroço
salsinha e cebolinha
1 cenoura ralada
1 limão
1 pacote de uvas passas
sal e pimenta à gosto
Modo de preparo: Lave o berbigão com suco de limão, tempere e reserve. Em uma forma de cupcake coloque as massas de pastel de maneira que forme uma forminha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 7 a 9 minutos, dependendo de quão douradas desejar as cestinhas. Em uma frigideira grande, esquente o óleo e refogue o alho triturado e a cebola. Quando estiverem dourados acrescente o berbigão e frite por três minutos até soltar água. Retire do fogo e remova o excesso de água. Em um pote misture o berbigão com a cenoura ralada, temperos verdes, azeitonas picadas e uva passa à gosto. misture o creme de queijo até obter uma massa firme, este é o recheio da cestinha. Coloque o recheio e decore com uva passa e salsinha.