Até junho de 2018, Joinville contratou 1.583 pessoas com idades entre 14 e 24 anos por meio da Lei da Aprendizagem Profissional, segundo dados do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). A Lei 10.097/2000, que foi regulamentada em 2005, afirma que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes, em cotas que variam de 5 a 15% por empresa, de acordo com o número total de empregados.
Continua depois da publicidade
Quem pode ser aprendiz:
Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, ou já tenham concluído o ensino médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.
Como funciona:
O candidato se cadastra para participar de processos seletivos em sua área de interesse, que são divulgados pelas empresas, em agências de recrutamento e por instituições de ensino. Ao ser contratado, é encaminhado pelo empregador para matrícula em um curso relacionado ao trabalho que será executado. A carga horária, que pode ser de quatro, seis ou oito horas (esta última é permitida apenas para maiores de 18 anos), deve ser preenchida respeitando a jornada de trabalho e a frequência às aulas.
Continua depois da publicidade
Principais caminhos para ser jovem aprendiz em Joinville
Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee)
A unidade oferece vagas para todas as áreas de atuação. O jovem pode fazer o cadastro na sede do Ciee ou pelo site, e ficar monitorando as vagas. A instituição também entra em contato com os cadastrados para divulgar os processos seletivos nas empresas e oferece orientação antes da entrevista.
Cursos oferecidos:
Rotinas administrativas e de atendimento
Serviços bancários administrativos
Teleserviços
Alimentação de linha
Logística
Supermercado
Onde: Rua Ministro Calógeras, 733, Anita Garibaldi.
Site: www.ciee.org.br
Gerar
A organização social tem sua atuação voltada especialmente (mas não só) para jovens em situação de vulnerabilidade social ou econômica, encaminhados pelas escolas ou por unidades de assistência social. Há também a possibilidade de cadastramento no site ou na instituição.
Cursos oferecidos:
Administração
Logística
Auxiliar de produção industrial
Onde: Rua Araranguá, 242, América.
Site: www.gerar.org.br
Senac
A Faculdade Senac de Joinville oferece o programa de aprendizagem a partir de parcerias com as empresas de comércio e serviços conveniadas. Os interessados podem buscar informações sobre os processos seletivos na unidade do Senac e enviar currículo para as vagas com as quais se identificam. Após a contratação, a empresa encaminha o jovem para o curso relacionado à atividade desenvolvida.
Cursos oferecidos:
Serviços de vendas
Serviços administrativos
Serviços de supermercado
Onde: Rua Visconde de Taunay, 730, Atiradores
Site: http://portal.sc.senac.br/
Senai
Os processos seletivos para as turmas de Aprendizagem industrial do Senai são abertos duas vezes por ano, no final de cada semestre com início das aulas no semestre seguinte ou sob demanda das indústrias. Os jovens precisam se cadastrar no banco de dados do Senai, selecionando previamente os cursos de sua área de interesse entre as opções da unidade local, ou procurar diretamente com as empresas. A partir deste cadastro, serão chamados para os processos seletivos. Após a contratação, a empresa encaminhará o pedido de matrícula do aprendiz no curso relacionado à sua área de trabalho.
Continua depois da publicidade
Cursos oferecidos:
Ajustador Mecânico
Assistente de Produção
Confeccionador de Moldes e Roupas
Desenhista Mecânico
Eletricista de Manutenção
Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral
Mecânico de Usinagem
Onde: Rua Arno Waldemar Dohler, 957, na Zona Industrial Norte e na Av. Cel. Procópio Gomes, 911, Bucarein.
Site: http://sc.senai.br/
Leia também:
Mais jovens aprendizes são contratados em Joinville, mas ainda longe do ideal
Confira as áreas e funções que mais contrataram jovens em Joinville em 2018
Joinville contratou 1.583 jovens pelo programa de aprendizagem no primeiro semestre de 2018