Qual dia seria melhor que amanhã, 31 de maio, declarado Dia Mundial sem Tabaco pela OMS, para abandonar de vez o cigarro? Veja cinco dicas que podem ajudar e comece agora:

Continua depois da publicidade

Adesivos de nicotina

Aplicados no corpo, permitem aliviar a abstinência e realizar o desmame com tranquilidade, graças a suas doses gradativas. Uma variação: as gomas de mascar de nicotina, que devem ser consumidas todos os dias, sem exceção, por seis meses.

Acupuntura

Técnica de origem chinesa, que ajuda a diminuir a vontade de fumar graças à introdução de agulhas em pontos específicos.

Continua depois da publicidade

Cigarros de plantas

Não contêm nicotina, e sim alcatrão, o que permite manter os hábitos ligados ao cigarro, como o de ter algo nas mãos.

Hipnose

Explora o inconsciente do fumante e reforça seu desejo de se livrar do tabaco.

Cigarro eletrônico

Gera um “vapor” aromatizado, que pode ou não conter nicotina. No Brasil, a venda permanece proibida pela Anvisa, mas o uso é permitido.

Se nada for feito, o tabagismo matará mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030. O dia comemorativo serve para destacar os riscos para a saúde e preconizar políticas eficazes para reduzir o consumo. O objetivo da OMS e de seus parceiros este ano é incentivar os governos a aumentarem os impostos sobre o tabaco até níveis que forcem a diminuição do consumo.