Seu Zé compra uva, reza 10 pais-nossos e pula uma ondinha para cada coisa que pretende fazer no ano novo. Mas passa o dia 1° de janeiro, passa o dia 2, o dia 3. Chega 31 de dezembro e nada aconteceu. Como assim, Seu Zé?! Deixou o ano passar e não conseguiu fazer tudo aquilo que planejou na virada. Se você é como ele, leia com cuidado esta reportagem. É uma chance para tentar fazer 2014 dar certo.

Continua depois da publicidade

1. Planeje e organize

A lista de início de ano pode parecer uma descrença, mas organiza os desejos em sua mente. Vá mais a fundo que isso e planeje seu tempo de acordo com os meses. Se quer guardar dinheiro, saiba quanto e até quando. Se quer encontrar um emprego, saiba que tipo, onde e quanto tempo tem. Descubra qual é a melhor maneira de lembrar de suas metas: é escrevendo? Fazendo listas? Colocando alertas no celular? Grudando post-its ao lado da cama? Descubra e decida. Você é o dono do próprio destino. Lembre-se da mensagem de Nelson Mandela. Detalhe importante: tenha bom senso. Ninguém consegue construir as pirâmides do Egito em um mês.

2. Tenha foco e comece a agir

Continua depois da publicidade

Depois de planejar, não esqueça o que escreveu no papel. Comece a agir. Um bom exercício de foco é escrever sua meta em algum lugar da casa como, por exemplo, no espelho do banheiro. Se você quer construir uma casa, coloque uma foto no local que você mais fica para lembrar o que deseja. Comece a observar diariamente qualquer oportunidade para chegar até seu destino.

E tenha fé, não no sentido religioso, mas no de acreditar no que está fazendo. Isso é o mais importante. Se, mesmo assim, não conseguir se concentrar no que quer, vá relaxar. Você não quer de verdade.

Foto: reprodução

3. Encare as mudanças

Elas vão acontecer. Você pode mudar de cidade ou perder o emprego. Dar a volta por cima pode ser um item a mais na lista, mas sem esquecer dos anteriores. Às vezes, é preciso fazer uma troca: perder algo para conseguir o que se pretende. Isso só é possível saber depois que o tempo passa. Por isso tratar a mudança como algo imprevisível e irremediável se torna uma estratégia para sobreviver na selva do mundo.

Continua depois da publicidade

4. Gaste menos energia

O que não estava na lista pode não ser importante. A cada desafio que possa te distanciar do desejo inicial, faça uma avaliação do que é mais importante. Se aquilo que está acontecendo não vai ser útil nos próximos anos, não gaste suas energias. Espere o furacão passar, passe um fim de semana fazendo o que mais gosta e esqueça. Nada disso terá importância daqui a cinco anos.

Foto: divulgação

5. Gerencie o próprio tempo

É no dia a dia que se descobre se realmente suas metas serão alcançadas. Parar de fumar? Um dia de cada vez. Comprar um carro? Uma economia por dia. Encontrar um namorado? Enxergue as pessoas ao seu redor. Mas nada disso será possível se o trabalho ou qualquer outra atividade tomar todo o seu tempo. Saiba gerenciá-lo de acordo com suas tarefas e viva para si e suas próprias metas. Sugestão: além da lista de final de ano, faça uma lista diária. Riscar cada tarefa executada faz você ter noção de quanto tempo você precisa para executá-las. São muitas? Estabeleça prioridades de acordo com o plano macro do ano.