Na antiga Nossa Senhora do Desterro viveu José Brazilício de Souza. Um homem multifacetado para a época, testemunha da virada do século 19, das ciências, para o 20, das descobertas. Conhecido como compositor da música do Hino de Santa Catarina, foi também astrônomo, professor, poeta. Ele ensinou sobre eclipses e cartas náuticas, piano e violino, meridianos e pontos cardeais. Fundou um jornal, escreveu artigos para revistas da Europa especializadas em astronomia, apontou a passagem de cometas e contou os dias de chuva na velha Desterro. A paixão pelo saber só rivalizava com o que sentia por Maria Carolina Corcoroca, de quem jovem se enamorou, casou e viu crescer cinco filhos. Essas memórias estão preservadas por seus descendentes, que formaram uma geração de apaixonados pela música.

Continua depois da publicidade

Documentos, cadernos, partituras e fotografias ajudam a ilustrar a história desse homem que viveu pouco mais de meio século (1854-1910), tempo suficiente para deixar uma obra que merece ser conhecida.

Personagem de uma reportagem especial publicada pelo Diário Catarinense em agosto, José Brazilício ganha agora uma biografia animada. Voltada para o público infantil, o vídeo apresenta a vida do astrônomo e é ferramenta para uma ação do DC na Sala de Aula na rede pública de ensino em Santa Catarina. A ação de incentivo com uso do jornal será realizada em pelo menos 50 escolas catarinenses.

Veja a animação abaixo.

Biografia animada de José Brazilício de Souza

Continua depois da publicidade

(Foto: Arte / DC)