Nesta sexta-feira, 8, foi ao ar a etapa final do concurso "Sabores de Família", promovido pelo Jornal do Almoço da NSC TV Joinville. A ação ocorreu na Câreme Escola de Gastronomia, onde cinco jurados convidados avaliaram os cinco pratos finalistas do concurso. As receitas foram exibidas no Jornal do Almoço de Joinville entre 4 de outubro e 1º de novembro.
Continua depois da publicidade
O critério de escolha dos jurados era qual receita apresentava o melhor sabor de família, com gostinho de prato feito para a família, com sabor caseiro. Com uma receita de Rabada com Aipim na Manteiga, a pedagoga Suziane Marques foi escolhida como a ganhadora do concurso, tendo quatro dos cinco votos.
Ela ganhou R$ 1.500 em compras no Supermercado Hipermais e um curso na Câreme Escola de Gastronomia. Todos os finalistas e os jurados receberam um kit da Paviloche, com bolsa térmica e sorvetes da marca.

Ao longo destas cinco semanas, o Jornal do Almoço apresentou pratos de quatro moradoras de Joinville e de um morador de Jaraguá do Sul. Conheça as receitas:

Rabada com Aipim na manteiga
A pedagoga Suziane Marques, moradora do bairro Itaum, apresentou um prato que ela conheceu com a sogra e aprendeu com o noivo.
Continua depois da publicidade
Ingredientes
1 k de rabada
1 cebola cortada em cubinhos
2 dentes de alho bem picadinhos
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
2 tomates cortados em cubinhos
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta a gosto
Coloral a gosto
1 k de aipim manteiga cozido com 1 colher de sal
Modo de preparo
Deixar marinando a carne nos temperos por 12 h.
Selar em uma panela todos os pedaços da carne, na banha. Depois de selados colocar os temperos da marinada e cozinhar em água fervente até ficar macia a carne. Ir colocando água fervente até cozinhar.
Finalizar com cheiro verde e prontinho, do servir!

Polvo grelhado com risoto de aspargo
A empresária Vanessa Borba ensinou a fazer o polvo grelhado com risoto de aspargo. Ela contou à reportagem que, como é de uma família de origem pesqueira, aprendeu a amar os frutos do mar, e foi aprimorando os pratos que eram feitos em casa.
1º passo
Cozinhar o polvo em um caldo, para a preparação do caldo:
+/- 02 lts de água (até cobrir o polvo)
02 cebolas grande de cabeça
01 cenoura
01 alho poró
01 ramo de tomilho
Algumas folhas de salsão
01 colher pequena de sal
Quando começar a ferver acrescentar o polvo e cozinhar até ficar macio (entre 20min – 30min de cozimento por 01kg de polvo)
Após cozido retirar e deixar reservado.
Para a manteiga temperada
03 colheres de sopa bem cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente (em ponto de pomada)
01 ramo de tomilho
01 dente de alho bem esmagado
Folhas de salsa bem picadinhas
Misturar e reservar.
Para grelhar o polvo
Separar os tentáculos,
Colocar 01 colher de manteiga na frigideira e grelhar os tentáculos do polvo e ir acrescentando a manteiga até molhar todos eles com essa mistura. Acertar o sal, colocar pimenta do reino e reservar.
Continua depois da publicidade
Para o risoto (02 pessoas)
01 xic de arroz arbóreo
01 colher de sopa Azeite de oliva
+\1 50ml de vinho branco
1/2 alho poro cortado em fatias
08 talos de aspargos
1/2 pedaço de queijo brie
1/2xic de queijo parmesão ralado
01 colher de manteiga gelada
Preparar o risoto com um caldo
Temperado com cebola, cenoura, alho poro e sal.
Refogar o arroz no azeite
Acrescentar o alho poro e o vinho. Deixar secar e ir acrescentando o caldo e os aspargos picados. Cozinhar o arroz até ficar al dente.
Por último, acrescentar os queijos, a manteiga gelada e acertar o sal de preciso. Servir logo em seguida.

Congrio à moda da Jacque
A Jacque que dá nome ao prato é Jacqueline Felício. As receitas da avó dela foram uma inspiração para a criação deste prato que, agora, faz o maior sucesso entre todos os integrantes da família.
Ingredientes
1kg de Congrio rosa
2 limões
Sal a gosto
1 caixa de Creme de leite
1 Vidro de leite de coco
1 Pimentão Verde
1 Pimentão Amarelo
Folhas de alfavaca 10 folhinhas
1 Cebola média
Modo de preparo
Temperar o congrio com sal e limão. Depois em uma frigideira grande, dourar o congrio com manteiga. Depois de dourado, acrescentar o pimentão vermelho cortado em tiras pimentão verde cortado em tiras e a cebola cortada em rodelas. Acrescentar o leite de coco com as folhas de Alfavaca e uma pitada de sal.
Continua depois da publicidade
Quando o leite de coco levantar fervura deixar por cinco minutos até que cozinho pimentão a cebola e os ingredientes aí você acrescenta o creme de leite e deixar por mais dois minutos. O limão que você usou para temperar o congro você joga acrescenta em todo esse molho onde está o creme de leite, leite de coco e joga tudo na frigideira. Como acompanhamento, arroz branco temperado no alho e no sal ou batata sotê.

Spetzel com linguiça
Na família do Dirceu Milhadt, esta receita tem um nome diferente, que é uma "piada interna": eles chamam de Pestinha Ocê em homenagem a um sobrinho de Dirceu que apronta muito, mas também adora este prato que combina a massa feita pela bisavó com os novos ingredientes de Dirceu.
Ingredientes
Massa de Spaetzel – 500g
Trigo – 250ml
Leite – 2 Ovos
Páprica doce a gosto
Noz moscada a gosto
Sal a gosto
Molho
250g de queijo fundido de parmesão com ervas finas
250ml leite
Cobertura
500g de massa de linguiça Blumenau
1 colher de sobremesa de alho moído
100g de manteiga
1 colher de sobremesa de pasta de mostarda em grãos
1 limão Taiti
2 cebolas grandes
100g Trigo
Sal a gosto
500ml de óleo para fritura
Modo de preparo
Corte as cebolas ao meio e depois em fatias finas. Tempere-as com sal e deixe secar em papel toalha. Reserve.
Encha a panela funda com água e uma colher de sobremesa de sal e ponha para aquecer. Na tina da batedeira, coloque o trigo, ovos, sal, páprica doce e noz moscada e metade do leite. Ligue a batedeira e acrescente mais leite até que a massa obtenha uma consistência de escoamento que permita o gotejamento na panela furada. Com a água fervendo, coloque a panela furada acima da panela funda e acrescente sobre a primeira, porções da massa de spaetzel, para que esta goteje. Deixe as gotas cozinharem até obter uma consistência al dente. Não deixe empelotar. Retire com a escumadeira o que já cozinhou e ponha na travessa em que irá servir o prato. Acrescente novas porções até cozinhar toda a massa.
Continua depois da publicidade
Coloque o óleo para aquecer. Com as cebolas já mais secas, retire o papel toalha, acrescente o trigo e misture até que as tiras de cebola obtenham total cobertura. Quando o óleo estiver quente, acrescente porções da cebola para fritar. Deixe-as dourar e ficarem secas e quebradiças. Retire para uma travessa com papel toalha para absorver o óleo. Reserve. Quarto: Ponha na frigideira a manteiga. Deixe-a derreter e acrescente o alho e a massa de linguiça Blumenau, para fritar. Quando começar a ficarem mais seco os ingredientes, acrescente a mostarda e esprema o limão sobretudo. Mecha e deixe fritar até ficarem mais seco os ingredientes. Reserve. Quinto: Coloque o leite e o queijo fundido em uma panela e aqueça até que tudo fique dissolvido. Despeje o molho sobre a massa de spaetzel, acrescentando em seguida à linguiça Blumenau frita de forma a cobrir toda a massa e sobre a linguiça, a cebola frita (quebre com as mãos as tiras em pedaços pequenos).

Orelha de gato
Para Marilene de Oliveira, que mora no Fátima, orelhas de gato tem gosto de infância. Este era um dos lanches que ela via a mãe e as tias preparando para que as crianças levassem para os pais que trabalhavam na lavoura, no interior do Paraná.
Ingredientes
3 ovos inteiros.
1 colher de margarina ou manteiga.
1 copo americano de leite.
1 copo de açúcar.
1 pitada de sal e umas gotas de vinagre
1 colher de fermento de bolo
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes com o trigo colocando até dar o ponto paraabrir com rolo.
Depois, fritar e passar no açúcar e canela.