Os dez nomes que concorrem ao cargo de governador em Santa Catarina já registraram, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os documentos em que constam as propostas para o governo estadual caso sejam eleitos em outubro. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Cada plano de governo conta com propostas para as mais diversas áreas, como economia, saúde, educação e segurança pública, divididas em pontos que os candidatos consideram importantes para Santa Catarina. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Nas últimas semanas, a reportagem do Diário Catarinense analisou os planos de governo informados no ato do registro de candidatura e destacou as principais propostas previstas nas áreas de infraestrutura, educação, gestão e saúde. 

Continua depois da publicidade

Os eixos fazem parte do projeto SC Ainda Melhor, que ouviu 81 entidades para identificar as principais demandas do Estado.

Confira os detalhes de cada plano de governo 

A ordem exibida é a mesma do TSE, por ordem alfabética e respeitando a forma como os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica.

Décio Lima (PT)

Décio Lima é o candidato do PT ao governo
Décio Lima é o candidato do PT ao governo (Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima (PT), apresentou duas versões do documento, a mais recente delas com 34 páginas. O texto é dividido em eixos como geração de emprego e renda, desenvolvimento urbano e regional sustentável, expansão de políticas públicas e gestão democrática. As propostas para áreas como educação e saúde aparecem em meio a esses tópicos.

Confira o plano de governo de Décio Lima

Esperidião Amin (PP)

Esperidião Amin é o candidato do PP para o governo
Esperidião Amin é o candidato do PP para o governo (Foto: Arquivo NSC)

O plano de Amin tem 10 páginas, nas quais são listadas 12 diretrizes para o seu eventual governo. De início, o documento relembra eixos prioritários de planos anteriores do candidato, de 1982 e 1998, ocasiões em que ele foi eleito ao governo. O texto inicial também destaca que a elaboração deles foi feita de maneira participativa, acolhendo sugestões ao longo da campanha, o que o senador diz pretender repetir agora. Depois então ele trata da primeira diretriz, da educação, a que tem maior espaço.

Continua depois da publicidade

Confira o plano de governo de Esperidião Amin

Gean Loureiro (União Brasil)

Gean Loureiro é o candidato do União Brasil para o governo
Gean Loureiro é o candidato do União Brasil para o governo (Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense)

O plano de governo de Gean Loureiro tem 27 páginas e é estruturado em 13 pontos que abordam assuntos como turismo, segurança pública, infraestrutura, cultura, educação, saúde e bem-estar animal. O primeiro tópico trata da modernização da gestão pública. 

Confira o plano de governo de Gean Loureiro

Jorge Boeira (PDT)

Jorge Boeira é o candidato do PDT ao governo
Jorge Boeira é o candidato do PDT ao governo (Foto: João Manoel Neto)

O ex-deputado federal Jorge Boeira (PDT), apresentou uma síntese do plano de governo com 10 páginas. O documento é chamado de Projeto Catarinense de Desenvolvimento, em alusão ao programa do candidato à Presidência do partido, Ciro Gomes. Os tópicos se baseiam principalmente no desenvolvimento econômico e no apoio à indústria.

Confira o plano de governo de Jorge Boeira

Jorginho Mello (PL)

Jorginho Mello é o candidato do PL ao governo
Jorginho Mello é o candidato do PL ao governo (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O plano de governo de Jorginho tem 69 páginas e está dividido em 12 pontos, baseados em cinco diretrizes: Eficiência, Transparência, Cidadania, Descentralização e Inovação. Há propostas para as mais diversas áreas como segurança pública, esportes, sistema priosional e Defesa Civil.

Confira o plano de governo de Jorginho Mello

Leandro Borges (PCO)

Leandro Borges é o candidato do PCO ao governo
Leandro Borges é o candidato do PCO ao governo (Foto: Fernanda Moro, NSC TV)

O plano de governo de Leandro tem sete páginas e conta com 13 pontos. Entre as propostas, há medidas para a área econômica, educação e segurança pública. Entretanto, no documento, não há menções a propostas na área de infraestrutura ou específicas para a saúde no Estado.

Continua depois da publicidade

Confira o plano de governo de Leandro Borges

Moisés (Republicanos)

Moisés é o candidato do Republicanos ao governo
Moisés é o candidato do Republicanos ao governo (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM)

O plano de Moisés tem 39 páginas, nas quais são listados 10 eixos prioritários para o eventual novo mandato. O documento é aberto com uma carta assinada pelo candidato, na qual ele enaltece os resultados fiscais de sua atual gestão, que teriam permitido investimentos, e afirma haver necessidade de avanços “principalmente na área da saúde”, que o governador diz ainda ser impactada pela pandemia.

Confira o plano de governo de Moisés

Odair Tramontin (Novo)

Odair Tramontin é o candidato do Novo ao governo
Odair Tramontin é o candidato do Novo ao governo (Foto: Lucas Correia, Arquivo NSC)

Primeiro a fazer o registro, o promotor de Justiça Odair Tramontin (Novo) apresentou um documento de 46 páginas como proposta de governo. O texto acompanha diretrizes do partido, como a valorização da livre economia e da iniciativa privada para a solução de problemas sociais. Esses materiais podem sofrer alterações ao longo da campanha eleitoral.

Confira o plano de governo de Odair Tramontin

Professor Alex Alano (PSTU)

Alex Alano é o candidato do PSTU ao governo
Alex Alano é o candidato do PSTU ao governo (Foto: Divulgação)

Alex estrutura o plano de governo, que contém 48 páginas, em 16 pontos que abordam assuntos como economia, infraestrutura, saúde, educação e direitos das mulheres, índigenas e da população LGBTQIA+.

Confira o plano de governo de Alex Alano

Ralf Zimmer (PROS)

Ralf Zimmer é o candidato do PROS ao governo
Ralf Zimmer é o candidato do PROS ao governo (Foto: Solon Soares, Arquivo NSC)

O documento apresentado pela candidatura de Ralf Zimmer Júnior tem 59 páginas e traz um texto com propostas para as principais áreas do Estado. Com menções aos processos de impeachment contra o governador Carlos Moisés, um deles apresentado pelo defensor público, o plano aborda problemas como a fila para cirurgias na saúde.

Continua depois da publicidade

Confira o plano de governo de Ralf Zimmer

Tudo sobre Eleições 2022

Leia também: 

Horário eleitoral em SC: veja estratégias de candidatos para buscar votos

Empresário de SC está entre maiores doadores de campanhas no país

Advogados de SC divergem sobre operação com aval do STF contra empresários bolsonaristas