Com 100% das seções apuradas no Estado, o candidato Carlos Moisés da Silva (PSL) foi eleito governador de Santa Catarina. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moisés obteve 2.644.179 votos, o que representa 71% dos votos válidos.

Continua depois da publicidade

Antes da eleição, o candidato do PSL respondeu questionamentos a partir de consulta a quatro entidades de relevância no município: Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) e Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe).

A reportagem reuniu as demandas e ouviu o candidato, que foi eleito ao cargo de governador do Estado neste domingo, sobre temas como saúde, economia, segurança pública e mobilidade urbana. Confira abaixo as prioridades para Blumenau de Carlos Moisés da Silva (PSL), que vai assumir o cargo em 1º de janeiro de 2019:

Saúde:

Carlos Moisés da Silva (PSL)

Continua depois da publicidade

Vamos avaliar as parcerias com as organizações sociais e as exitosas serão incentivadas. Firmaremos convênios para potencializar serviços de saúde no Santa Isabel, Santo Antônio e Misericórdia. Pensando nesta realidade e no que estamos buscando para SC está também a garantia da funcionalidade na saúde pública das pequenas localidades, de modo a se dispor de várias especialidades nas cidades menores, evitando o transporte para os grandes centros de pessoas com a saúde fragilizada, agravando ainda mais o seu sofrimento. Vamos investir em saúde básica preventiva, diminuindo a morbidade, o sofrimento e os custos do sistema de saúde. Propomos a valorização da categoria de profissionais da saúde, o que resultará em um melhor atendimento à população de Blumenau.

Economia:

Carlos Moisés da Silva (PSL)

Reforma tributária: Santa Catarina é um dos Estados que mais contribui na arrecadação de impostos e um dos que menos recebe. Acredito que é possível uma mudança. Por isso estaremos lutando juntamente com o nosso candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino, e nosso capitão Bolsonaro pela reforma tributária, assim como pela revisão do Pacto Federativo. É necessário menos Brasília e mais Estado, mais municípios, mais Blumenau. Os tributos devem retornar para quem os paga. Atuando desta forma, além de apresentar indicadores e atrativos que chamam atenção dos investidores, acredito que teremos mais interesse em investimento, gerando mais empregos e renda.

Segurança pública:

Carlos Moisés da Silva (PSL)

Com o projeto que temos para o Estado, vamos extinguir todas as agências de desenvolvimento regional (ADRs), diminuir em até 50% o número de secretarias, dispensar os cargos comissionados para sobrar dinheiro para a segurança. Com isso, teremos condições de incluir mais efetivos tanto na Civil quanto na PM, de modo a recompor os efetivos, investindo tanto na parte humana quanto em materiais. Tenho a certeza de que tendo um Estado mais saneado, teremos condições também de potencializar a atividade de inteligência, valorizar os agentes públicos, criar novos programas e fortalecer os de segurança pública, com melhorias e investimentos ao setor.

Mobilidade urbana:

Carlos Moisés da Silva (PSL)

BR-470: A duplicação da BR-470 é um clamor da população que beneficiará diretamente mais de 2 milhões de pessoas, em cerca de 45 municípios. Além disso, entendemos que ela é uma das vias principais de escoamento, principalmente, das cargas que chegam e saem do Porto de Itajaí. Assim, por ser considerada a rodovia de maior importância econômica e social de Santa Catarina, será tratada como prioridade, gerando importância econômica, maior bem-estar e qualidade de vida para as famílias catarinenses. Juntamente com o Bolsonaro na presidência, Lucas Esmeraldino, no Senado, vamos garantir a continuidade das obras, mediante a gestão junto aos departamentos competentes no governo federal. As parcerias público-privadas também estão em nossos planos.

Continua depois da publicidade

Rodovia Jorge Lacerda: A mobilidade e acessibilidade em SC são estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Estado, em nosso governo. Por isso, todas as obras de infraestrutura serão prioridade na gestão PSL. Quanto à obra de revitalização da Rodovia Jorge Lacerda, já iniciada, tem que ser prioridade. Nossa proposta é concluir a obra no prazo previsto, para que o principal benefício seja a segurança para quem transita e para a comunidade. Entendo que, no momento em que tivermos uma boa malha viária, bem sinalizada, com condutores seguindo com segurança, com veículos em perfeito estado e, com a existência de políticas econômicas consistentes, iremos impulsionar as atividades das várias cadeias produtivas, elevando o desenvolvimento e crescimento do Estado.

Prolongamento da SC-108: Vejo que hoje todos os problemas do Estado estão na corrupção. Onde há corrupção instalada, há falta de dinheiro para o que realmente importa. Nossa proposta é um governo suprapartidário, com gestão programática, a fim de atender a todos os anseios da sociedade, dando continuidade aos projetos que são bons para o nosso povo. Como é o caso do prolongamento da SC-108, obra de extrema importância para a região, até mesmo para a redução do número de mortes e acidentes. Alinhando gestão eficiente e a economia que faremos com a nova gestão pública será possível concluir as obras e indenizações sem qualquer problema.

O contorno urbano de Gaspar: É uma obra que merece uma atenção especial do governo, mediante importância para amenizar os problemas com o tráfego na região. Como já venho destacando, no meu governo o primeiro momento, além de atuarmos no enxugamento da máquina pública, nosso foco será o investimento em infraestrutura, além do tripé educação, saúde e segurança pública. Vejo como essencial e prioritária a obra do contorno urbano de Gaspar, que dará maior mobilidade à cidade.

::: Festa após eleição de Bolsonaro toma ruas do Centro de Blumenau

::: Carlos Moisés (PSL): de ilustre desconhecido a governador de SC

::: Como foi a votação para governador de SC na região metropolitana de Blumenau

::: Carlos Moisés (PSL) dá primeira entrevista como governador eleito em Santa Catarina