Herdeira de uma poderosa rede de hotéis instalados nos quatro cantos do mundo, Paris Hilton é esperada com ansiedade pela equipe do Il Campanario, em Jurerê Internacional. Afinal, a loira praticamente cresceu brincando nos corredores deste tipo de empreendimento. Antes, na próxima semana, o bairro deve receber Ronaldo Fenômeno e os poderosos da Fifa. E, apesar de os seguranças da região despistarem os rumores, Pelé também teria uma passagem pela Ilha agendada para estes dias.
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Seguida pelos holofotes em qualquer movimentação, a socialite norte-americana vem a Florianópolis comemorar seus 33 anos. É a primeira vez dela por aqui. Será a atração principal da balada do dia 28 na Posh, clubinho também localizado no Norte da Ilha – ingressos estão à venda no Blueticket e, no 4º lote, custam R$ 200 (feminino) e R$ 500 (masculino). Além de discotecar, vai apagar as velas do bolo em mais uma temporada de diversão, drinques e cliques.
O aniversário mesmo é na próxima segunda, dia 17, mas na quarta-feira pas- sada iniciou os festejos em um jantar com os Hilton em Nova York. Na festa catarinense, a patrocinadora Dom Pérignon vai distribuir 20 garrafas da champanhe rosé – uma para cada camarote – para que o público possa brindar com ela na hora do “happy birthday”. Cada unidade custa R$ 4 mil.
Quando desembarcar no lobby do Il Campanario, Paris não precisará parar para o check-in. A equipe da loira fica responsável por este processo mundano. No hotel, há uma reserva a partir do dia 27. Ela fica na cidade até o dia 1º, porque não é boba e deve marcar presença na entrega do Oscar, em Los Angeles, no domingo, 2.
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Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS
Mundialmente famosa depois de protagonizar um vídeo íntimo com o namorado – ela já tentou as carreiras de cantora e atriz sem muito sucesso -, Paris ficará instalada em um apartamento de dois quartos, sendo uma suíte, dois banheiros, uma sala com sofás, mesa de refeições e uma cozinha. Na lista de exigências, nada além do habitual: o quarto para não-fumantes precisa estar localizado na cobertura, longe do elevador, várias chaves devem ser distribuídas à equipe, velas de baunilha e lavanda espalhadas pelo ambiente, um ventilador portátil e flores de boas-vindas. Nenhuma citação ao clássico pedido de centenas de toalhas brancas. A entourage vai ocupar outras cinco suítes.
Carline Fossati, chief conciérge do hotel, define sua profissão como “facilitadora de sonhos”, a responsável por materializar os mais diversos desejos. E a publicitária não mede esforços. Quando Lauryn Hill pediu uma costureira que falasse inglês, Carline chamou uma amiga designer. Já conseguiu um psiquiatra para o filho de outro hóspede. Helicóptero e lancha, “para daqui cinco minutos”, também fazem parte dos pedidos.
– Nós buscamos atender a personalização do ambiente em que uma celebridade vai se instalar. Uma boa pesquisa no Google ajuda, para saber qual o chocolate ou o espumante que ela mais gosta. Vamos receber a Paris com uma cesta de frutas brasileiras e um livro sobre a Ilha de SC. E, porque não, com brigadeiro e Guaraná? – diverte-se.
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Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS
Os pedidos
Café da manhã: omelete de clara de ovos com cebolas extras e tomates, batata frita e muito catchup
Vegetais frescos: cenouras e tomates orgânicos. Modo de preparo: cozidos juntos e levemente salgados. Prato de vegetais orgânicos frescos/gelados
Frango: caipira alimentado apenas com milho. Preparado à rotisserie (assado em espeto)
Peixe: branco leve (atum, linguado)
Carne vermelha: orgânica e sem hormônios. Filé ou steak bem cozido
Sanduíches: devem ser preparados na hora. Podem ser com manteiga de amendoim cremosa, geleia de morango, mel, mostarda com mel, maionese, peito de peru em fatias finas apimentado/assado com mel, alface tipo Romanine
Salada: de peru picado com extra de peru e grão de bico
Massas: espaguete com molho bolonhesa
Pães: bagel (tipo de pão em formato de rosca) da padaria Au Bon Pain, de Nova York, tipo sourdough (pão fermentado naturalmente), branco e baguete tostada
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Sopa: sabor tomate e manjericão, frango com noodle (tipo de massa oriental) e de matzo balls (matzo é um tipo de bolinho de pão não fermentado)
Cereais: crispies de arroz e flocos de milho
Condimentos: catchup Heinz, maionese, mel, mostarda amarela, pimenta, sal, açúcar refinado e mascavo
Bebidas: grãos de café e folhas de chá, chá tipo chai latte (mistura de chá com especiarias e leite) quente e frio, leite desnatado orgânico, chocolate ao leite orgânico, água da marca Fiji, Coca-Cola (em lata, normal), suco de maçã da marca Martinelli, suco fresco de laranja orgânica, chá de menta e chá preto inglês com mel e leite
Foto: Posh/Divulgação
Por que a vida dos famosos desperta tanto interesse
Afinal, de onde vem o interesse exacerbado das pessoas pela vida das celebridades? Por que as revistas de fofocas e reportagens que contam detalhes dos famosos fazem tanto sucesso? Andar de bicicleta, mergulhar no mar, comprar chocolate no supermercado, por exemplo, hábitos simples de qualquer pessoa comum, viram notícia quando praticados por um famoso. Isso se explica, segundo a doutora em psicologia social Catarina Deweh, pelo fato de o dia a dia das pessoas “normais” muitas vezes ser restrito de emoções e realizações.
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– É um espelhamento. Quando o cotidiano é bastante brutalizado e se coloca o olho nos movimentos das estrelas, parece que a vida delas tem menos peso – analisa a professora da Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Para ela, as fotos e fatos da vida dos famosos parecem mais interessantes do que olhar para o cotidiano e transformar a própria vida mediana em algo excelente.
A vinda da socialite norte-americana Paris Hilton para Florianópolis é um exemplo. Conhecida por suas excentricidades, a modelo milionária é passível de virar notícia a cada movimento. Sua vida de glamour, entre badaladas festas, eventos e tapetes vermelhos, é alvo da curiosidade de pessoas de todo o mundo. Até mesmo os itens que ela exigiu no quarto de hotel em que ficará hospedada na Capital atiçam a curiosidade de fãs ou não.
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– O conteúdo desse mundo de celebridades é aparecer por aparecer. Além disso, o que mais eles vão mostrar? Aparecer virou um fim em si mesmo – afirma Claudia Drucker, professora do departamento de Filosofia da UFSC.
De acordo com Catarina, o interesse pela vida das celebridades, a partir de um desejo midiático construído, aumentou no final dos anos 1980, com a explosão de novas pos- sibilidades midiáticas, a democratização dos meios de comunicação e a consolidação da chamada Sociedade do Espetáculo.
– Desde que existem as tecnologias modernas já não sabemos o que é a realidade construída ou a realidade real – complementa Claudia.
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Mas o fenômeno, na opinião de Catarina, não é universalizado. No Uruguai, por exemplo, há menos revistas de fofocas do que no Brasil.
– Talvez porque os uruguaios tenham uma vida cultural mais intensa. As pessoas precisam ver que a vida delas é tal qual a de uma celebridade – você canta, dança para o marido, nina seu filho – ou seja, é também repleta de emoções.