Se o segredo para o sucesso de uma marca no Facebook é atingir o maior número possível de pessoas, é inevitável que as empresas transponham a barreira física e mergulhem no universo multifacetado da rede social, visitada por 83 milhões de usuários todos os meses.

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O primeiro grande passo para potencializar o relacionamento virtual com os clientes é apostar em uma reorientação dos processos. Geralmente, os gestores de conteúdo digital gastam muito tempo tentando entender a rede quando o grande ponto deveria ser entender as pessoas.

– É preciso fazer com que a indústria se reorganize a partir das pessoas que fazem parte dela. Sejam os trabalhadores ou os consumidores, o ser humano deve ser o centro de tudo – explica Rolf Scholz Neto, da Izi Marketing Digital, que ministrou curso sobre o assunto durante a Expogestão nesta semana.

Segundo ele, o planejamento ainda é a parte mais importante de qualquer marca, mas no caso do Facebook, ele é só uma das três etapas que fazem uma boa comunicação.

No espaço virtual, as empresas devem dar atenção ainda à execução dos planos, que precisam ser flexíveis o bastante para se adaptarem a eventuais emergências, e, por último, focarem na prática de mensurar os resultados.

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– Só com uma análise criteriosa dos resultados vai ser possível identificar quais as falhas do processo – pois elas vão existir – e procurar as melhores soluções. Não é só quantidade, é principalmente qualidade.

Três dicas para bombar na rede

1. Estudar os clientes deve ser o primeiro passo. Depois disso, o empreendedor deve conectar os três pontos principais da sua empresa: marca, criatividade e consumidor. Dessa forma, a empresa vai ser capaz de fazer um planejamento que leve em conta a linguagem que seus clientes querem falar, identificar as oportunidades que o mercado apresenta e criar a aproximação que a marca tanto quer.

2. Cada pessoa tem um círculo de influência e alcance, e por isso uma resposta ao posicionamento da marca, seja ela positiva ou negativa, pode repercutir muito depressa. Marcas, novas ou antigas, devem aproveitar os picos de atenção dentro da rede social – os assuntos que estão “bombando”. Casos como o do Rei do Camarote, que foi explorado nacionalmente por diversas marcas, ilustram bem isso.

3. Para interagir com o público-alvo nas mídias sociais, é fundamental encontrar o tom certo e humanizar o discurso para atrair, conquistar e inspirar os consumidores. Essa é a receita para potencializar o relacionamento com o cliente e aumentar as chances do nascimento dos chamados “doutrinadores”, que nada mais são do que pessoas comuns que declaram abertamente sua fidelidade à marca, trazendo novos clientes do seu círculo pessoal para a marca.

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Fonte: Rolf Scholz Neto, da Izi Marketing Digital